Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3191    V149d    DIS   
Autor Principal Vale, José Marcelo Araújo do
Entradas Secundárias - Autor Oliveira, Roberto Célio Limão de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Desenvolvimento de sistema especialista para auxílio a manutenção preditiva em compensadores síncronos / José Marcelo Araújo do Vale; orientador, Roberto Célio Limão de Oliveira
Publicação 2003.
Descrição Física xi,57 f. : il. (algumas color.) ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2003.
Resumo: O presente trabalho trata do desenvolvimento e implantação de um sistema especialista para auxílio à manutenção preditiva de compensadores síncronos, e é composto por dois módulos. O primeiro módulo é o de monitoração on-line responsável pela aquisição, armazenamento e transmissão dos sinais medidos por sensores de vibração, temperatura. O segundo módulo é o de diagnóstico, que utiliza algoritmos com base na lógica fuzzy, para auxiliar técnicos e engenheiros na detecção de possíveis defeitos dos compensadores síncronos. As informações serão passadas através da rede coorporativa de computadores da ELETRONORTE permitindo a análise e visualização dos sinais remotamente em diferentes lugares tomando desnecessário o deslocamento dos especialistas até o local do equipamento, diminuindo custos e possibilitando solucionar o problema rapidamente.
Assuntos Sistemas de energia eletrica - Automação
Máquinas - Monitoração
Computadores - Medidas de segurança
Máquinas - Manutenção e reparos
Sistemas difusos