Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3191    B815d    DIS   
Autor Principal Bramatti, Norberto
Entradas Secundárias - Autor Oliveira, Roberto Célio Limão de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Desenvolvimento e implantação de sistema de monitorização on-line de compensadores síncronos / Norberto Bramatti; orientador, Roberto Célio Limão de Oliveira
Publicação 2003.
Descrição Física xi,82 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2003.
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e implantação de um sistema de monitoração on-line para os compensadores síncronos da Eletronorte SA. Estes compensadores síncronos são grandes máquinas rotativas de 150 MV Ar de potência reativa onde a constante avaliação dos seus parâmetros físicos é crítica. No Estado do Pará a Eletronorte opera três compensadores síncronos que são parte do seu sistema de transmissão. Este sistema foi concebido a partir da necessidade de dotar as equipes de operação e manutenção de ferramentas de apoio à manutenção preditiva para serem utilizadas num equipamento de grande importância para os sistemas de transmissão da empresa. O sistema desenvolvido é composto por uma parte de hardware, que são os sensores, medidores, transmissores, fontes, os condicionadores de sinal desenvolvidos pelo autor, computadores, placas de aquisição de dados, placas seriais, dispositivos de aquisição distribuídos, etc; e uma parte de software, que são os Módulos Servidores de Aquisição e Banco de Dados, Módulo Cliente e Módulo de Diagnóstico. A arquitetura do sistema é do tipo cliente / servidor, utilizando-se a rede intranet da Eletronorte para transmissão dos dados. O módulo de auxílio ao diagnóstico é baseado em lógica fuzzy e utiliza as informações dos eventos registrados em banco de dados, podendo ser utilizado como uma ferramenta de auxílio à manutenção preditiva pelas equipes de operação e manutenção. O resultado final foi um sistema com as características de ser simples, confiável e de baixo custo quando comparado com os sistemas de monitoração comerciais, geralmente importados.
Assuntos Sistemas de energia eletrica - Automação
Máquinas - Monitoração
Energia elétrica - Transmissão
Sistemas difusos