Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
553.61    G934s    T   
Autor Principal Guerra, Denis de Jesus Lima
Entradas Secundárias - Autor Lemos, Vanda Porpino , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica.
Título Principal Síntese, caracterízação e aplicação de esmectitas pilarizadas com AI, Ti / Denis de Jesus Lima Guerra; orientadora, Vanda Porpino Lemos; co-orientador, Rômulo Simões Angêlica
Publicação 2006.
Descrição Física xii,153 f. : il. ; 28 cm
Notas Área de: Geoquímica e Petrologia
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, 2006.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Hidroxi-polímeros de AI e Ti foram sintetizados através da hidrolise de seus respectivos sais e foram usados na intercalação e pilarização de esmectitas de diferentes composições químicas. A metodologia de intercalação consiste principalmente na substituição dos cátions interlamelares por cátions maiores poli-hidroxipolímero de alumínio, conhecido como íon de Keggin, complexo AII3, [AII304(OH)24(H20h2]7+ e polioxicátion de titânio TiOx(OHhx} e em seguida a secagem a 80°C. O material resultante da intercalação sofre calcinação em T=300-500°C (pilarização) visando à remoção da água interlamelar. As argilas natural e pilarizada foram caracterizada por XRD, FTm, NMR do 27 AI e 29Si, TGArrG e análises texturais usando isotermas de adsorção/desorção de N2. As amostras foram usadas como adsorventes em processos de adsorção com a butilamina (AI-PILC/ativação ácida) e soluções de CU2+, Ni2+ e C02+ (AI-PILC e Ti-PILC). Os resultados dos padrões de XRD indicaram aumento no espaçamento dooI de dooI= 15,30-15,60 para dooI=18,36-18,92 (AI-PILC) e d(OOI)= 15,30 para 17,10-19,56 A (Ti-PILC). Os espectros FTIR comprovaram a pilarização das esmectitas com AI e Ti através das vibrações 667 cm-I (ligação AI-O do AI em coordenação tetraédrica no AII3) e 1338 cm-I (ligação Ti-O nos pilares de TiO2). Os espectros RMN 27 AI mostraram para as amostras AI-PILC sinais de 68 ppm e O ppm referentes ao AI nas posições tetraédrica e octaédrica, respectivamente. Foi indicado que as curvas TGArrG são similares entre si. Foram observados dois picos endotérmicos. O primeiro ocorre em 100-200 °c e é atribuído a perda de água superficial e a água coordenada no pilarizante. O segundo ocorre em 300-600 °c e corresponde à reação de desidroxilação do poli-hidroxipolímero. Os parâmetros texturais aumentaram e este aumento resultou na formação de materiais microporosos a mesoporosos. Os dados experimentais de adsorção da butilamina e dos íons CU2+, Ni2+ e C02+ em soluções aquosas e em temperatura ambiente sobre PILCs foram ajustados através de regressão linear aos modelos de Langmuir, Freundlich e Temkin. Os melhores resultados foram obtidos através do modelo de Langmuir (r=0,999). A equação de Freundlích apresentou limitações em relação as concentrações, porém valores aceitáveis de parâmetros (KI e n ) foram obtidos pelos três modelos. Os parâmetros foram usados para calcular a quantidade adsorvida (Nr), que é uma função de Cs.
Assuntos Argila
Adsorção