Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
551.49098115    P654a    DIS   
Autor Principal Pinheiro, Fhábio Glayson Reis
Entradas Secundárias - Autor Souza, Eliene Lopes de , orientador.
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica.
Título Principal Avaliação do potencial poluidor de curtumes do distrito industrial de Icoaraci e influência sobre os recursos hídricos locais / Fhábio Glayson Reis Pinheiro; orientadora, Eliene Lopes de Souza
Publicação 2005.
Descrição Física 140 f. : il. ; 28 cm
Notas Área de concentração: Geologia
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: o processo utilizado por cerca de 90% das indústrias de couro é o curtimento mineral com sais de cromo, os quais geram resíduos com a presença deste metal que, segundo a Norma Brasileira NBR-10004 da ABNT, são classificados como resíduos Classe I (perigosos) necessitando, portanto, de tratamento e disposição específica. No Distrito Industrial de Icoaraci funcionam quatro curtumes, dos quais três estão localizados à margem do igarapé Taboquinha. Na análise do potencial poluidor dos curtumes adotou-se a proposta de Hassuda (1997), que é a mesma adotada pela CETESB para gerenciamento de áreas contaminadas. O estudo do meio físico compreendeu a determinação da vulnerabilidade do aqüífero livre, que varia de moderada (20%) a alta (80%); a determinação do padrão de fluxo subterrâneo, que mostra o direcionamento preferencial das linhas de fluxo para o igarapé Taboquinha e furo do rio Maguari; a elaboração de mapas de pH e de condutividade elétrica, que apresentaram valores de 3,15 a 5,71 e 10 a 352 IlS/cm respectivamente; a determinação dos teores de argila (10 %) e matéria orgânica (0,6 %) do solo. Os valores de pH e de condutividade elétrica nas águas dos igarapés se mostraram bons indicadores da influência dos curtumes. No afluente do igarapé Taboquinha, por exemplo, essa atividade alterou os valores de pH de 3,5 para 9,0 e de condutívidade de 32 IlS/cm para 1690 IlS/cm. Medidas nos poços próximos aos curtumes não mostraram alteração nos valores de pH e de condutividade elétrica, tampouco apresentaram cromo em suas águas. Isto ocorre porque os curtumes despejam seus rejeitos diretamente nos igarapés e seus afluentes, que, atualmerrte, enquadram-se na Classe IV do CONAMA.
Assuntos Águas subterrâneas - Poluição
Curtumes Icoaraci (Brazil)
Aqüíferos
Distritos industriais Icoaraci (Brazil)
Couros - Indústria
Hidrogeologia Belém (PA)