Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
577.098115    S163e    DIS   
Autor Principal Sales, Gil Mendes
Entradas Secundárias - Autor Borges, Maurício da Silva , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica.
Título Principal Ecologia da paisagem da ilha do Mosqueiro NE do estado do Pará / Gil Mendes Sales; orientador, Maurício da Silva Borges
Publicação 2005.
Descrição Física xi,105 f. : il. (algumas color.) ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho investigou o parâmetros fisicos do modelo de paisagem da Ilha do osqueiro, no nordeste do Estado do Pará, na região amazônica, utilizand o estratégias vestigativas que permitissem inserções no ordenamento ambiental. Nesta oportunidade foram privilegiadas as atividades na área do geoprocessamento. No contexto ambienta este trabalho apresenta produtos de integração e outros inéditos, cuja idéia é a de instrumentalizar as políticas governamentais locais, visando contribuir para melhoria da relação do modelo de ocupação antrópica da paisagem versus manutenção da llalidade e preservação ambiental, tendo em vista a necessidade de se estabelecer uma estrutura e desenvolvimento adequada ms cenários atuais. A importância do Distrito de Mo&:}ueiro para Belém é indiscutível. Sua história e potencial turístico são peculiares; além do que a ilha se estabelece como importante componente a vida social, artística, cultural e esportiva da maioria da população que compõe a grande Belém. Ao longo do tempo, a Ilha do Mosqueiro foi cenário de muitas transformações paisagísticas. A atuação de fatores locais como aqueles de ordem litológica, pedológica, de relevo mais recentemente, antrópicos, são utilizados para explicar o arranjo atual da paisagem. Neste sentido, a ecologia da paisagem apresenta-se como importante abordagem integradora para a busca pelo entendimento da evolução reogênica. Dentro das variadas vertentes de estudos sobre o modelado da paisagem, optou-se por avaliar multitemporalmente a evolução dos sistemas natural e construído (diversidade paisagística), assim como a aplicação inédita de métricas da paisagem para quantificar a situação paisagística atual e seus possíveis impactos ambientais futuros, diante das estratégias atuais de ocupação. Além disso, buscou-se a integração de diferentes variáveis como o solo, geologia, geomorfologia, neotectônica, a cobertura vegetal e uso da terra da Ilha do Mosqueiro, para a definição das áreas vulneráveis a processos que estão inseridos na dinâmica da mesma, a exemplo da erosão. Assim, na condução desta pesquisa na Ilha do Mosqueiro as vertentes de aplicação envolveram: geoprocessamento, processamento digital de imagens, métricas da paisagem e estatística e álgebra de mapas. Os dados primordiais neste trabalho foram: imagens do satélite Landsat, produtos cartográficos oriundos do levantamento aerofotogramétrico de Belém, mapa de levantamento detalhado de solos, mapa de geologia, e informações coletadas em campo.
Assuntos Ecologia Mosqueiro, Ilha do (PA)
Geologia Mosqueiro, Ilha do (PA)
Sensoriamento remoto
Erosão
Processamento de imagens - Técnicas digitais