Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
342.64098115    C672d    DIS   
Autor Principal Coelho, Antonio Eder John de Sousa
Entradas Secundárias - Autor Brito Filho, José Cláudio Monteiro de, 1964- , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito
Universidade Luterana do Brasil
Faculdades Integradas do Tocantins
Título Principal Desafio das entidades sindicais em Santarém / Antonio Eder John de Sousa Coelho ; orientador, José Claudio Monteiro de Brito Filho
Publicação 2006.
Descrição Física 106 f. ; 30 cm
Notas Área de concentração : Direitos Fundamentais e Relações Sociais
Dissertação (mestrado interinstitucional) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Santarém, 2006.
Inclui bibliografias
Resumo: Este trabalho tratará o movimento sindical da forma que se manifestou ao longo da sua história como vital para a organização da classe trabalhadora contra a exploração e por melhores condições de trabalho. Sua capacidade de influenciar não apenas os integrantes de uma categoria econômica ou profissional, mas externando para os demais movimentos sociais. Este instrumento da organização social, vital para a consolidação da democracia, tem sido alvo, nos tempos atuais, de um refluxo, onde agentes externos e internos contribuem para a configuração deste acontecimento. Em Santarém, Estado do Pará, embora as suas peculiaridades de região amazônica, o impacto desta ação se faz sentir, onde as entidades sindicais lutam para manter algumas conquistas e se possível, ampliá-las, embora a concepção do movimento não seja uniforme. As iniciativas emanadas do governo e dos agentes podem contribuir para a construção de uma nova estrutura organizativa, que pode ser vantajosa ou não, mas a perspectiva é que as entidades sobrevivam para somarem nas lutas por direitos humanos e efetivação da cidadania.
Assuntos Sindicatos Santarém (PA)
Sindicalismo Brasil