Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
418.0071    B813e    DIS   
Autor Principal Braga, Lívia Alexandra Negrão
Entradas Secundárias - Autor Cunha, José Carlos Chaves da , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal O Ensino-aprendizagem do françês-língua estrangeira através das culturas e das literaturas francófonas das Antilhas / Lívia Alexandra Negrão Braga; orientador, José Carlos Chaves da Cunha
Publicação 2005.
Descrição Física 95 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas, Curso de Mestrado em Lingüística, 2005
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: A abordagem intercultural, que remete a uma compreensão ética da identidade, e alguns aspectos da análise do discurso são os principais suportes teóricos deste estudo, que teve por Ínalidade refletir sobre a relevância das práticas interculturais no ensino- aprendizagem do francês lingua estrangeira. Centrando nossa atenção na participação dos aprendentes no processo e na confrontação com o pouco espaço reservado ao ensino da cultura francófona nos manuais de língua, buscamos, através da realização de pesquisa bibliográfica e de experiências em sala de aula, subsídios para a integração de textos literários francófonos em aulas de língua, O interesse é perceber o impacto das culturas e literaturas francófonas das Antilhas no ensino-aprendizagem do francês em Belém.
Assuntos Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Língua francesa - Análise do discurso
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)