Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
410    C972m    DIS   
Autor Principal Cunha, Márcia Almeida da
Entradas Secundárias - Autor Toscano, Maria Eulália Sobral , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal O Marcador discursivo olha em narrativas orais e conversações / Márcia Almeida da Cunha; orientadora, Maria Eulália Sobral Toscano
Publicação 2005.
Descrição Física 234 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, 2005
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Seguindo uma linha interacionista da Lingüística, e baseando-se sobretudo nos pressupostos da Análise da Conversação, o presente trabalho analisa o marcador olha em narrativas orais e conversações. Sob uma metodologia empírico-indutiva, este estudo pretende determinar as ferenças de emprego do marcador nos dois gêneros. Nesta pesquisa, confirmou-se a tendência de o olha marcar o contato com o interlocutor, e revelou-se também uma tendência do marcador para a função de preenchedor de pausas na elaboração do discurso, o que indica uma diferente fase no processo de discursivização do marcador. Sua localização nas conversações aponta para a sinalização de pontos cruciais da argumentação como o inicio do ponto de vista e do suporte argumentativos. Nesse sentido, o marcador possui um caráter bipolar, uma vez que se direciona para o ouvinte e, ao mesmo tempo, aponta para partes relevantes do texto. Esta análise confirmou uma forte presença do marcador abrindo falas reportadas em discurso direto. E, nesse particular, fizemos o cotejo do olha com o marcador ah, que freqüentemente ocorre nessa mesma posição. Essa comparação ressaltou o fato de o olha apontar para o interlocutor, e revelou que o marcador ah aponta para o próprio falante. Apresentamos ainda um esboço de análise a respeito de possíveis fatores que influenciam a presença ou ausência do marcador, entre os quais o estilo.
Assuntos Lingüística
Análise do discurso
Conversação
Comunicação oral