Número de Chamada
|
394.265 P198n DIS
|
Autor Principal
|
Pantoja, Vanda
|
Entradas Secundárias - Autor
|
orient. Universidade Federal do Pará.. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
|
Título Principal
|
Negócios sagrados : reciprocidade e mercado no Círio de Nazaré / Vanda Pantoja; orientador, Raymundo Heraldo Maués
|
Publicação
|
2006.
|
Descrição Física
|
114 f. : il. ; 31 cm
|
Notas
|
Área de concentração: Antropologia Disseretação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2006 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este trabalho discute a organização de uma das maiores festas religiosas do Brasil: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, Pará. Usando o Paradigma do Mercado Religioso e a Teoria da Dádiva, proponho avaliar a celebração, tomando como ponto de partida uma análise da Diretoria da Festa, que é a instituição que promove a celebração religiosa. O propósito desta avaliação é apontar a convergência entre as duas teorias. Ao longo do trabalho, discuto a gênese e a expansão da celebração, assim como a relação entre a Diretoria da Festa e os devotos de Nossa Senhora de Nazaré.
|
Assuntos
|
Cirio de Nazaré Festas religiosas Belém (PA)
|
|