Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
394.265    P198n    DIS   
Autor Principal Pantoja, Vanda
Entradas Secundárias - Autor orient.
Universidade Federal do Pará.. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Título Principal Negócios sagrados : reciprocidade e mercado no Círio de Nazaré / Vanda Pantoja; orientador, Raymundo Heraldo Maués
Publicação 2006.
Descrição Física 114 f. : il. ; 31 cm
Notas Área de concentração: Antropologia
Disseretação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2006
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho discute a organização de uma das maiores festas religiosas do Brasil: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, Pará. Usando o Paradigma do Mercado Religioso e a Teoria da Dádiva, proponho avaliar a celebração, tomando como ponto de partida uma análise da Diretoria da Festa, que é a instituição que promove a celebração religiosa. O propósito desta avaliação é apontar a convergência entre as duas teorias. Ao longo do trabalho, discuto a gênese e a expansão da celebração, assim como a relação entre a Diretoria da Festa e os devotos de Nossa Senhora de Nazaré.
Assuntos Cirio de Nazaré
Festas religiosas Belém (PA)