Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
332.4560981    M188p    DIS   
Autor Principal Magalhães, Marco Aurélio Dias
Entradas Secundárias - Autor Carvalho, David Ferreira , orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Política cambial brasileira e seus efeitos nas exportações paraenses : 1990-2003 / Marco Aurélio Dias Magalhães; orientador, David Ferreira Carvalho
Publicação 2005.
Descrição Física xiv,207 f. : il. ; 2005
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O principal objetivo da dissertação é analisar os efeitos que a política cambial brasileira promoveu nas exportações F.O.B. de bauxita, alumínio primário, minério de ferro e caulim. Para tal, é desenvolvido um modelo econométrico, Modelo de ajustamento parcial de Nerlove, procurando avaliar os padrões de reação das exportações no curto e longo prazos. Os dados utilizados são trimestrais e cobrem o período de 1990 a 2003. As regressões foram estimadas através do método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). As variáveis elegidas como explicativas foram a taxa de câmbio real efetiva brasileira, a renda mundial, a capacidade produtiva da indústria brasileira, o produto interno bruto da indústria brasileira e uma variável dummy (que capta a influência da lei Kandir). Os resultados das regressões mostram que: as exportações são relativamente sensíveis ao crescimento da economia brasileira e mundial; e, a taxa de câmbio real efetiva brasileira (proxy da política cambial) produziu efeitos importantes na evolução das exportações do setor mínero-metalúrgico paraense.
Assuntos Política cambial Brasil
Câmbio Brasil
Exportação Pará
Comércio internacional
Minérios Pará Aspectos econômicos