Número de Chamada
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370.19346 S586p DIS
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Autor Principal
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Silva, Marizete Fonseca da
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Entradas Secundárias - Autor
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Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Agrárias. Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar EMBRAPA Amazônia Oriental
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Título Principal
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Pensar o trabalho é pensar a vida : as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-PA / Marizete Fonseca da Silva; orientadora, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
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Publicação
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2003.
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Descrição Física
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103 f. ; 29 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Agrárias. Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar, 2003
Inclui bibliografias Resumo: Nas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância, denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar alçado metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educação pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreira a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens e, em consequência disso, dar-se-ia a requalificaçãodo papel da família no processo formativo. Através deste trabalho, analisamos as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tomando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, concluimos que, embora o Programa seja um investimento importante na formação da juventudedo campo, em seu atual nível de desenvolvimento, ainda pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra.
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Assuntos
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Educação rural Marabá (PA) Juventude rural Marabá (PA) Agricultura familiar Marabá (PA)
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