Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
307.7298115    V657f    DIS   
Autor Principal Vieira, Paulo Roberto
Entradas Secundárias - Autor Guerra, Gutemberg Armando Diniz
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Agrárias. Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar
Título Principal Florestas e comunidade : cotidiano de famílias em Jericó, Garrafão do Norte, Pará / Paulo Roberto Vieira; orientador, Gutemberg A. D. Guerra
Publicação 2005.
Descrição Física 176 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Agrárias. Núcleo de Estudos Integrados Sobre Agricultura Familiar.
Inclui bibliografias
Resumo: Na Amazônia oriental, famílias de agricultores constroem seu cotidiano de vida a partir das florestas que completam a paisagem, apropriando-se dos recursos materiais e não materiais dessa vegetação. A pressão humana sobre a natureza, com o passar dos anos, gera um drama social. As famílias vêem declinarem as florestas à sua volta e sentem ameaçada sua permanência na terra. Buscou-se discutir as diversas faces dessa relação famílias-florestas, embasado na detalhada observação do cotidiano de vida na Comunidade Jericó, em Garrafão doNorte, Pará,Brasil, utilizando como recursos: entrevistas, conversas informais e registros fotográficos, tendo sempre no conhecimento empírico local sobre a natureza uma base sólida para as análises. Existe preocupação por parte das famílias com com a degradação das florestas, entretanto, há uma constante necessidade de utilizá-las na garantia das produções agropecuárias e das outras atividades cotidianas. E nesse contexto a floresta funciona como um espelho do homem, diante do qual ele busca se entender no mundo.
Assuntos Desenvolvimento rural Garrafão do Norte (PA)
Florestas Garrafão do Norte (PA)
Agricultura familiar Garrafão do Norte (PA)