Número de Chamada
|
006.3 S725m DIS
|
Autor Principal
|
Sousa, Sérgio Silva de
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Oliveira, Roberto Célio Limão de , orient. Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
|
Título Principal
|
Metodologia para avaliação de ferramentas computacionais para o auxílio ao ensino de matemática / Sérgio Silva de Sousa; orientador, Roberto Célio Limão de Oliveira
|
Publicação
|
2006.
|
Descrição Física
|
xvi, 95 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Belém, 2006 Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: A pesquisa tem como tema "Metodologia para avaliação de ferramentas computacionais para o auxílio ao ensino de Matemática". O objetivo geral foi o de analisar as ferramentas que favorecem o processo ensino-aprendizagem da matemática através de aplicativos computacionais. Especificamente, o trabalho relata a experiência do uso de dois softwares no ensino e aprendizagem da educação matemática, destaca a importância da informática para a educação, apresenta os softwares educacionais, descreve a metodologia de aplicabilidade dos dois softwares, estabelece critérios e estruturas para a sua avaliação, verificando até que ponto um programa educacional pode favorecer o desenvolvimento da criatividade e da iniciativa do educando. O estudo foi apoiado em pesquisa bibliográfica, com levantamento de enfoques teóricos na concepção de Jean Piaget e Vygotsky, e de campo, na qual foi realizado um estudo de caso com uma turma de alunos do Ensino Médio do "Colégio São Raimundo Nonato" - Santarém-Pará. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos demonstra não sentir tantas dificuldades em trabalhar com os softwares, haja vista que estes facilitam a aprendizagem, contribuem para o entendimento de certos conteúdos da disciplina, evidenciando um ensino diferenciado, com o auxílio desta ferramenta tecnológica avançada. O estudo amostrou a importância do computador e a utilização eficaz dos softwares educacionais como ferramentas substantivas na aprendizagem dos alunos.
|
Assuntos
|
Inteligência artificial - Aplicações educacionais Matemática - Ensino auxiliado por computador Estratégias de aprendizagem Software - Avaliação
|
|