Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
621.3191    Y54a    DIS   
Autor Principal Yokoyama, Alex Takashi
Entradas Secundárias - Autor Tostes, Maria Emília de Lima , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Análise harmônica no sistema elétrico de uma indústria de alumínio / Alex Takashi Yokoyama; orientadora, Maria Emília de Lima Tostes
Publicação 2006.
Descrição Física 104 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Sistemas de Energia Elétrica
Disseeretação (mestrado)
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Técnicas de multi-pulso via transformadores defasadores, são altamente utilizadas em fábricas de Alumínio para a redução dos níveis de conteúdo harmônico proveniente da operação dos retificadores que, por sua vez, são necessários para produzir as altas correntes requisitadas pelas cubas eletrolíticas. A necessidade de controle e monitoração dos índices de distorção harmônicas de tensão e corrente são discussões constantes entre equipes de engenharia de uma fábrica de alumínio, pois os riscos devidos a este problema podem causar sobrecarga em equipamentos presentes nos pátios da subestação e conseqüente perda de vida útil do mesmo, bem como a proliferação das harmônicas para outros clientes alimentados pela mesma concessionária. Este trabalho apresenta um caso real ocorrido em uma das reduções da fábrica da ALBRAS. Após substituição de determinados equipamentos da subestação principal, ocorreu a inversão acidental das fases de um dos tranformadores defasadores de uma das reduções, o que teve por conseqüência altos valores de correntes harmônicas nos filtros. As simulações realizadas no software PQF 7.0 pertinentes às diferentes configurações de carga e seus respectivos conteúdos harmônicos são apresentadas neste trabalho.
Assuntos Sistemas de energia eletrica - Simulação por computador
Harmônicos (Ondas elétricas )
Alumínio - Indústria