Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
155.41315    C957c    DIS   
Autor Principal Cruz, Mariana da Silva de Souza
Entradas Secundárias - Autor Garotti, Marilice Fernandes , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Consciência fonológica e estabelecimento de controle por unidades verbais menores que a palavra em adolescentes com atraso no desenvolvimento / Mariana da Silva de Souza Cruz; orientadora, Marilice Fernandes Garotti
Publicação 2005.
Descrição Física 57 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2005
Resumo: Este trabalho investigou se atividades que geram consciência fonológica seriam prérequisitos eficientes para o desenvolvimento de leitura recombinativa generalizada. Participaram três adolescentes com atraso no desenvolvimento e não alfabetizados. Após avaliação e ensino de alguns pré-requisitos para alfabetização propostos pelo lAR, os participantes realizaram um pré-teste geral que verificou a existência de relações entre figuras e palavras impressas (Fase 1). Na Fase 2, eles aprenderam discriminações condicionais entre três palavras ditadas e figuras correspondentes (relação AB) e entre palavras ditadas e as três correspondentes palavras impressas (relação AC). Como após três sessões de treino nenhum participante mostrou acurácia nas relações AC, iniciou-se a Fase 3: ensino de atividades de consciência fonológica (consciência de palavras e consciência de sílabas). O ensino de consciência de palavras constou das seguintes tarefas: segmentação de frases, complementação de frases com nomes de figuras, substituição de palavras e de pseudopalavras. Após a obtenção do critério de aprendizagem nestas tarefas, foram ensinadas as seguintes atividades de consciência de sílabas: contagem de sílabas com palavras oralizadas pelo experimentador, contagem de sílabas com figuras, categorização de figuras por número de sílabas, jogo da trilha, adição, subtração, síntese e transposição de sílabas. Seguindo o critério de aprendizagem, os participantes retomaram ao modelo da Fase 2 para aprender novas relações condicionais entre palavras faladas e figuras (XY) e entre palavras faladas e impressas (XZ). Dois dos três participantes atingiram 100% de acurácia tanto nas discriminações condicionais XZ quanto nos testes de equivalência (ZY e YZ), indicando compreensão das palavras aprendidas. Também obtiveram 100% de acertos na leitura e escrita por anagrama sob ditado das palavras ensinadas. Na etapa seguinte foi conduzido o ensino da relação X'Y'. Neste, novas figuras (Y') deveriam ser condicionalmente relacionadas às novas palavras ditadas (X'), formadas a partir da reçombinação silábica das palavras ensinadas na etapa anterior. Os três participantes atingiram 100% de acertos nas relações X'Y'; dois deles, novamente, documentaram desempenho de 100% nas relações Y'Z'/Z'Y' (compreensão de leitura com novas palavras), Z'D (leitura oral das novas palavras), Y'E (escrita por anagrama do nome das novas figuras), X'E (escrita por anagrama sob ditado das novas palavras recombinadas). Eles também apresentaram 100% de acertos em leitura e escrita por anagrama sob ditado de pseudopalavras, formadas a partir das sílabas das palavras ensinadas e de generalização, indicando controle pelas unidades textuais mínimas, independente da semântica. No pósteste geral verificou-se a emergência de 25 novas classes de equivalência que incluíram palavras ensinadas e de generalização. Como o terceiro participante não atingiu o critério de acurácia nas discriminações condicionais AC e XZ, mesmo após um segundo treino de consciência fonológica entre tais discriminações, ele não terminou o experimento e foi alocado para outro trabalho. Os resultados deste estudo indicam a eficiência do ensino de habilidades metafonológicas como pré-requisito para a aquisição de leitura e escrita para adolescentes com síndrome de Down, fortalecendo e ampliando as evidências disponíveis na literatura com pré-escolares e escolares provenientes de nível sócio-econômico baixo. Os resultados também sugerem que a justaposição e/ou interação dos dois procedimentos descritos nest estudo, ainda que baseados em diferentes enfoques acerca da aquisição de leitura e escrita, podem de complementar para implementar um modelo prático que otimize o ensino de tais habilidades no cotidiano das salas de aula.
Assuntos Distúrbios da aprendizagem
Crianças de aprendizagem lenta
Aprendizagem cognitva
Leitura - Psicologia