Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
370.19346    M488d    DIS   
Autor Principal Medeiros, Evandro Costa de
Entradas Secundárias - Autor Munarim, Antônio orientador
Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Título Principal A Dimensão educativa da mística sem terra : a experiência da Escola Nacional Florestan Fernades / Evandro Costa de Medeiros ; orientador, Antônio Munarim.
Publicação Florianópolis : 2002.
Descrição Física 212 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002
Inclui bibliografias
O presente trabalho trata de uma análise sobre o caráter da mística sem terra, desenvolvida pelos educadores e educandos do curso básico de formação de militantes da Escola Nacional "Florestan Fernandes", pertencente ao MST. Ressulta diretamente da vivência (pesquisa participante) realizada junto ao coletivo de militantes sem terra durante 3 meses de atividades pedagógicas da XVII turma do curso de formação política. Assumindo a mística em um sentido sociopolítico e ideológico, buscou-se demonstrar de que modo ela se desenvolve no interior da escola como uma celebração coletiva (realizada através da combinação de várias linguagens artísticas, tendo como objetivo revigorar as forçase (re)alimentar o ânimo militante dos sujeitos em luta) e como uma manifestação cotidiana (que se expressa através das relações sociais, estimuladas por um determinado comportamento individual ou coletivo). A partir e ao estimular a reflexão crítica sobre a realidade, a mobilização social (ação direta), o resgate da memória, o cultivo de utopias e a produção de valores humanistas, buscou-se refletir sobre a forma pela qual a mística se apresenta: como um importante instrumento pedagógico capaz de contribuir para a transformação cultural do indivíduo e para a consolidação de uma identidade coletiva dos sujeitos sociais, fortalecendo-os para a luta por uma nova ordem social (hegemonia). No bojo dessa reflexão, compreendendo a mística como uma prática capaz de alimentar a sensibilidade humana para questões sociais e estimular a cidadania ativa, sustentou-se também sua contribuição no processo de (re)humanização das pessoas a sua afirmação como um dos pilares de sustentaçao da força política do MST.
Assuntos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - Educação
Educação
Educação popular
Política e educação