Dados do Acervo - DVD

Número de Chamada   
 
869.9092    P149p    DVD   
Entradas Secundárias - Autor Joffily, José , drt
Título Principal A Paixão segundo Callado [gravação de vídeo] / produção, Nina Luz e Claudia Castello; direção, José Joffily
Publicação [S.l.] : Lumen, [2007?].
Descrição Física 1 vídeo-disco (ca. 57 min) : son., color
Notas Creditos: produção, Nina Luz e Claudia Castello; direção, José Joffily; roteiro, Regina Zappa; produção executiva, Myriam Porto; narração, Tessy Callado; assistente de produção, João Gustavo Monteiro de Barros; fotografia e câmera, Pedro Urano; assistente de câmera, Gustavo Pessoa; som direto, Toninho Muricy e Júlio Mauro; montagem, Pedro Bronz; pesquisa, Antônio venâncio; coordenação de produção, Susete Custoias; decupagem, Renata Castello; animações e design, Pedro Rossi e Gabriel Duran .
Resumo: Antonio Callado disse certa vez que foi preciso sair do Brasil para conhecer o Brasil. A viagem de seis anos à Inglaterra e à França, trabalhando para a BBC e para a Radio Diffusion Française em plena Segunda Guerra Mundial, provocou no jornalista uma "fome de Brasil", que desaguou no desejo do escritor de sair em busca do seu país. Como jornalista, viajou ao "centro geográfico" da sua identidade brasileira. Como escritor - romancista e dramaturgo - chegou ao fundo da sua paixão por um Brasil mais justo, menos preconceituoso, mais livre e democrático. Sempre por meio de um texto sofisticado e arrebatador. O desencanto de Callado no fim da vida não apaga os vestígios da utopia sonhada pelo autor de Quarup, um dos mais importantes romances já escritos no Brasil. A obra, jornalistica e literária de Callado - conforme afirmam no filme Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro, Moacyr Werneck de Castro, Frei Betto, Ferreira Gullar, João Ubaldo, Villas Bôas Corrêa e os especialistas Ligia Chiappini e Davi Arrigucci - permanece como uma incursão ao Brasil real e ao desejo daquilo que o país ainda pode ser. Este documentário é dedicado àqueles que, como Callado, lutam e sonham. Regina Zappa.
Assuntos Callado, Antônio , 1917-1997 .
Literatura brasileira - História e crítica
Documentário (Cinema)