Número de Chamada
|
371.12 R789f DIS
|
Autor Principal
|
Rosário, Daísa Gomes do
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Diniz, Cristovam Wanderley Picanço , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
Formação de professores : a aprendizagem baseada em problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula / Daísa Gomes do Rosário; orientador, Cristovam Wanderley Picanço Diniz
|
Publicação
|
2005.
|
Descrição Física
|
xix,166 f. : il. ; 31 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, Belém, 2005 Inclui referências bibliográficas Resumo: o Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) é apontado como ferramenta importante para ensinar os alunos a aprender por si mesmos. O objetivo deste trabalho é investigar de que forma a ABP pode contribuir para a formação de professores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso dedicado a avaliar o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas em Curso de Férias direcionado à redescoberta da anatomia e fisiologia de animais com estilos de vida contrastantes. Participaram do estudo alunos e professores do Ensino Médio, alunos do Ensino Superior do Curso de Licenciatura em Biologia e monitores alunos do Curso de Medicina. Foram feitas análises qualitativas e quantitativas a partir dos dados obtidos por questionários e entrevistas sem iestruturadas, realizadas com alunos, professores e monitores. Os resultados das análises revelaram que ela contribui definitivamente para a formação do professor reflexivo assim como promove maior envolvimento e motivação dos alunos e professores com o curso assim como para a possibilidade de sua utilização imediata no ensino médio e superior na Amazônia, a despeito das restrições atuais de infra-estrutura.
|
Assuntos
|
Professores - Formação Ensino médio Ensino superior Prática de ensino
|
|