Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.12    D352o    DIS   
Autor Principal Delgado, Raimundo Afonso Cardoso
Entradas Secundárias - Autor Hage, Salomão Antonio Mufarrej , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Título Principal Um Olhar epistemológico sobre a política de formação contínua docente da Escola Cabana / Raimundo Afonso Cardoso Delgado; orientador, Salomão Hage
Publicação 2005.
Descrição Física 160 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2005
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este estudo é uma pesquisa teórica de cunho documental que investiga os fundamentos epistemológicos da política de formação contínua para docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) no período de 1997-2004, buscando identificar o modelo epistemológico assumido teoricamente e seus nexos com as ações propostas. A investigação se concentrou em documentos que expressam a política de formação continua da SEMEC e aspectos da política mais ampla que incidem direta ou indiretamente sobre ela. Como recuso teórico-metodológico de análise do conteúdo dos documentos me apoiei nos estudos de Bardin, buscando ir além do trabalho descritivo, colocando minha experiência como professor a serviço do trabalho de interpretação. Na construção das bases teóricas da pesquisa dialoguei com a Epistemologia Genética de Jean Piaget, com o pensamento epistemológico de Paulo Freire, com os estudos de Fernando Becker acerca da epistemologia do professor e com os trabalhos de Sônia Kramer, Antonio Nóvoa, Carlos Marcelo Garcia e Donald Schõn, Tereza Estrela, Zeichner, Perrenoud e Cachapuz sobre formação docente, em especial a formação contínua. Os resultados da pesquisa me revelam que o Projeto Escola Cabana, apesar dos avanços teóricos na elaboração da política de formação para as/os docentes da rede municipal de educação, em que predomina o modelo epistemológico relacional, e de algumas medidas importantes para a consolidação de uma cultura de formação que valorize a experiência docente, no nível das proposições, tem, ainda, dificuldades para romper com o modelo prescritivo de formação, o que dificulta a consolidação de bases epistemológicas consistentes e de ações que assegurem as condições para o desenvolvimento da autonomia intelectual docente necessária a uma prática reflexiva no cotidiano da escola.
Assuntos Professores - Formação
Epistemologia genética
Educação - Filosofia