Número de Chamada
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155.418 S586p T
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Autor Principal
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Silva, Lúcia Isabel da Conceição
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Entradas Secundárias - Autor
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Pontes, Fernando Augusto Ramos , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
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Título Principal
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Papagaio, pira, peteca e coisas do gênero / Lúcia Isabel da Conceição Silva; orientador, Fernando Augusto Ramos Pontes
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Publicação
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2006.
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Descrição Física
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288 f. : il. ; 30 cm
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Notas
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Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2006 Inclui referências bibliográficas Resumo: Este estudo investigou o significado dos grupos de brincadeiras na rua como um contexto da cultura de pares, percebendo-os não apenas como espaços de expressão e reprodução da cultura de gênero, mas principalmente como contexto de reconstrução e coconstrução destes aspectos: papéis sexuais, identidade de gênero e ideologia de papéis sexuais. o estudo incluiu 689 sujeitos entre O e 18 anos (440 meninos - 249 meninas), que brincavam juntos, sendo moradores ou visitantes de três ruas num bairro da periferia de Belém- Pará, durante um ano. Os dados foram coletados através de três procedimentos: descrição dos aspectos sócio-demográficos da área através de um formulário; identificação quantitativa das atividades dos grupos de brincadeira utilizando a técnica de varredura (scan sampling) e a descrição qualitativa das atividades através da filmagem de episódios. Os resultados revelam diferenças de gênero quanto à participação na rua e à variedade da subcultura lúdica. Observou-se predominância dos meninos na rua, segregação e tipificação sexual nas brincadeiras e estratégias diferenciadas de interação entre os dois grupos de gênero. Houve maior aproximação das meninas naquilo a que se denominou subcultura masculina, configurando estratégias de subversão das ideologias e papéis de gênero. A partir de três modelos explicativos do desenvolvimento humano (Hinde, 1979, 1987 e 1997; Bronfenbrenner, ] 977, 1994 e 1999 e Rossetti-Ferreira, Amorin, Silva & Carvalho, 2003), busca-se discutir a relação entre macro e microdeterminações na construção da cultura dos gêneros dentro dos grupos de brincadeiras Os dados sobre composição dos grupos, segregação, tipificação e preferência por brincadeiras e conteúdo e qualidade das interações entre os grupos de sexo/gênero confirmam o caráter relacional da construção do gênero e levam à proposição de um padrão de aproximação unilateral entre estes grupos, sendo que
este padrão é protagonizado pelas meninas.
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Assuntos
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Brincadeiras - Comportamento Interação social em crianças Interação social em adolescentes
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