Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
379.8115    A851p    DIS   
Autor Principal Assunção, Mariza Felippe
Entradas Secundárias - Autor Souza, Orlando Nobre Bezerra de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Educação
Título Principal A Política municipal de educação nos anos de 1990 na Ilha de Caratateua / Belém - Pará / Mariza Felippe Assunção; orientador, Orlando Nobre Bezerra de Souza
Publicação 2005.
Descrição Física 116 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005
Inclui bibliografia e anexos
Resumo: Esta pesquisa analisa a política municipal de educação da ilha de Caratateua na cidade de Belém-Pará e tem como objeto de investigação a análise das Políticas Públicas Educacionais implementadas pelo poder público municipal na referida ilha, no marco das gestões governamentais no período de 1993 a 1996 e 1997 a 2000. O problema de pesquisa diz respeito a política de expansão da Rede Municipal de Ensino (RME), sendo que o acesso à educação é uma das diretrizes da política municipal de educação implementada em cada uma das gestões governamentais. Nesse sentido, o desenho institucional da RME na década de 1990 evidencia distintas concepções de democratização do acesso à educação e de inclusão social, instigando-me às seguintes questões orientadoras desta pesquisa: a) Quais os fundamentos políticos e pedagógicos das políticas públicas educacionais implementadas pelas administrações municipais na ilha de Caratateua na década de 1990? b) Quais as concepções de democratização do acesso, de inclusão social e de educação i.Jbjacentes às diretrizes e estratégias das políticas educacionais na ilha de Caratateua no referido período? A pesquisa teve como objetivos: a) Caracterizar as ações implementadas na esfera educacional pelo poder público municipal na ilha de Caratateua na década de 1990; b) Analisar os fundamentos da política municipal de educação implementada na ilha de Caratateua na referida década. Com relação aos procedimentos metodológicos, optei pelo estudo de caso, por entender que este vem ao encontro do reconhecimento de que o problema de pesquisa ora proposto assume uma especificidade no contexto da ilha de Caratateua. Destaca-se também o cotejamento da análise dos documentos e as entrevistas realizadas com os gestores da política municipal e com os moradores da ilha, que me permitiram articular as seguintes categorias de análise: democratização e inclusão. Os resultados evidenciam que: os avanços proporcionados pela inserção da parte insular de Belém na discussão do desenvolvimento sustentável ampliaram as demandas educacionais e a necessidade de desenvolvimento nos diferentes espaços da cidade; houve uma efetiva participação dos movimentos sociais em prol da educação da ilha; e que a descontinuidade das gestões obstaculizou um aprofundamento dos processos de democratização e inclusão educacional.
Assuntos Educação Caratateua, Ilha (PA)
Educação e Estado Caratateua, Ilha (PA)