Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
469.071    B961a    DIS   
Autor Principal Burlamaqui, Cristiane Dominiqui Vieira
Entradas Secundárias - Autor Cunha, Myriam Crestian , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Uma Abordagem interacional e interdisciplinar para o ensino-aprendizagem de português no Ciclo Básico III da Escola Cabana / Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui; orientadora, Myrian Crestian Cunha
Publicação 2005.
Descrição Física 202 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2005
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Este trabalho trata da interdisciplinaridade e transversal idade do ponto de vista do ensino da língua portuguesa. Numa perspectiva essencialmente metodológica, procura-se relacionar esta proposta de tratamento dos conteúdos escolares com as concepções atuais de ensino da língua e formação escolar, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscando, desta forma, fundamentar o desenvolvimento de competências de uso da língua em situações concretas de interlocução. À luz das principais características pedagógicas do Projeto Político-Pedagógico do Município de Belém - denominado de Escola Cabana analisam-se as práticas de professores de Português do Ciclo Básico 111, no que diz respeito à inter e transdisciplinaridade, estabelecendo-se relações entre o modo como o projeto Cabano está implantado nas escolas em que estes docentes atuam e as concepções que subjazem a suas práticas. Para este levantamento, além de observações in loco e de análise de diversos documentos, foram utilizados os relatos de nove professores coletados em pesquisa de campo por meio de entrevistas orientadas por um questionário pré-concebido. Com base nesta análise apresenta-se, enfim, a pedagogia de projetos como um eixo particularmente propício à reformulação das práticas pedagógicas, na medida em que permite a construção de uma intervenção coerente ao mesmo tempo com uma perspectiva de trabalho realmente inter ou transdisciplinar e com uma abordagem interacional de ensino/aprendizagem do português, na perspectiva de um sujeito da aprendizagem reconhecido em sua historicidade.
Assuntos Língua portuguesa - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento