Número de Chamada
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363.125098115 P221p DIS
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Autor Principal
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Paraense, Marilza da Silva Guerra
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Entradas Secundárias - Autor
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Trindade Júnior, Saint-Clair Cordeiro da , orient. Universidade Federal do Pará . Centro Sócio-Econômico . Curso de Mestrado em Serviço Social
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Título Principal
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A Política de trânsito no município de Belém (1997/2000) : estudo sobre a segurnça e a organização da circulação urbana como uma questão sócio-espacial / Marilza da Silva Guerra Paraense; orientador, Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior
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Publicação
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2003.
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Descrição Física
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113 f. : il. ; 31 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio Econômico, Curso de Mestrado em Serviço Social, Belém, 2003 Inclui referências bibliográficas e anexos Resumo: O presente trabalho propõe um estudo sobre a política de trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) no período de 1997 a 2000; instituição responsável pela gestão do trânsito na cidade, a partir de sua municipalização no Brasil em 1998. Para a execução deste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre a temática e pesquisa de campo, por intermédio de levantamentos em documentos de instituições da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), bem como por meio de aplicação de questionários junto aos técnicos que atuam diretamente no planejamento e gestão da política municipal de trânsito para a cidade. Buscou-se detectar as mudanças no planejamento do trânsito no Município, após o processo de municipalização e os impactos dessas ações na perspectiva do direito à cidade. Averiguo-se como os técnicos estariam conseguindo ultrapassar a abordagem do planejamento tecnicista amplamente utilizada nas gestões anteriores, avançando na compreensão do trânsito como uma questão sócioespacial. A abordagem sócio-espacial do trânsito compreende suas questões situando-o na lógica de produção do espaço urbano, no qual as suas relações sociais são reproduzidas com base nos conflitos gerados pela sua organização. Constatou-se que o sistema de referência institucional, apesar dos avanços alcançados, apresenta uma limitação, por parte dos técnicos, em incorporar um novo paradigma de planejamento urbano, que inclui a participação da sociedade civil organizada no planejamento e gestão da política do setor; este fato representa um entrave no processo de busca da cidadania no trânsito.
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Assuntos
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Segurança de trânsito Belém (PA) Planejamento urbano Acidentes de trânsito Cidadania
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