Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
363.125098115    P221p    DIS   
Autor Principal Paraense, Marilza da Silva Guerra
Entradas Secundárias - Autor Trindade Júnior, Saint-Clair Cordeiro da , orient.
Universidade Federal do Pará . Centro Sócio-Econômico . Curso de Mestrado em Serviço Social
Título Principal A Política de trânsito no município de Belém (1997/2000) : estudo sobre a segurnça e a organização da circulação urbana como uma questão sócio-espacial / Marilza da Silva Guerra Paraense; orientador, Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior
Publicação 2003.
Descrição Física 113 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio Econômico, Curso de Mestrado em Serviço Social, Belém, 2003
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: O presente trabalho propõe um estudo sobre a política de trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) no período de 1997 a 2000; instituição responsável pela gestão do trânsito na cidade, a partir de sua municipalização no Brasil em 1998. Para a execução deste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre a temática e pesquisa de campo, por intermédio de levantamentos em documentos de instituições da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), bem como por meio de aplicação de questionários junto aos técnicos que atuam diretamente no planejamento e gestão da política municipal de trânsito para a cidade. Buscou-se detectar as mudanças no planejamento do trânsito no Município, após o processo de municipalização e os impactos dessas ações na perspectiva do direito à cidade. Averiguo-se como os técnicos estariam conseguindo ultrapassar a abordagem do planejamento tecnicista amplamente utilizada nas gestões anteriores, avançando na compreensão do trânsito como uma questão sócioespacial. A abordagem sócio-espacial do trânsito compreende suas questões situando-o na lógica de produção do espaço urbano, no qual as suas relações sociais são reproduzidas com base nos conflitos gerados pela sua organização. Constatou-se que o sistema de referência institucional, apesar dos avanços alcançados, apresenta uma limitação, por parte dos técnicos, em incorporar um novo paradigma de planejamento urbano, que inclui a participação da sociedade civil organizada no planejamento e gestão da política do setor; este fato representa um entrave no processo de busca da cidadania no trânsito.
Assuntos Segurança de trânsito Belém (PA)
Planejamento urbano
Acidentes de trânsito
Cidadania