Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
361    O82a    DIS   
Autor Principal Oshai, Cristina Maria Arêda
Entradas Secundárias - Autor Stockinger, Silvia da Costa , orient.
Universidade Federal do Pará . Centro Sócio-Econômico . Curso de Mestrado em Serviço Social
Título Principal Avaliação ; instrumentos essencial no processo de formação profissional / Cristina Maria Arêda Oshai; orientadora, Silviai Cristina da Costa Stockinger
Publicação 2004.
Descrição Física 147 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio Econômico, Curso de Mestrado em Serviço Social, Belém, 2003
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A realização desse estudo foi motivada pelos pressupostos de que os instrumentos de avaliação adotados no Curso de Serviço Social não favorecem a identificação de fatores positivos elou negativos que influenciam na qualidade do processo de formação profissional; desde a institucionalização do Serviço Social como profissão no Brasil, o que se percebe é que é dada grande ênfase no currículo, como se a formação profissional, não se constituísse em um processo amplo, que envolve vários aspectos e sujeitos diversos. Como subsídio, foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo intitulada "A Importância da Avaliação no Processo de Formação Profissional", cujos resultados confirmam os pressupostos iniciais, e trazem dados inéditos e informações muito relevantes, sobre a formação profissional no Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará - UFPA, na década de 90. Indicadores tais como, instrumentos de avaliação utilizados no Curso, fatores positivos e negativos determinantes na qualidade do processo de formação, eficácia dos instrumentos de avaliação, sujeitos que deveriam ser avaliados, fatores que deveriam ser avaliados, eficiência da universidade na qualificação dos alunos, dentre outros, revelam a ausência de instrumentos de avaliação que sejam capazes de quantificar e qualificar tanto o processo de formação, quanto o impacto do agir profissional nos espaços pertinentes. A despeito do movimento contínuo da categoria em busca do aprimoramento e legitimidade profissional, constata-se o atraso e estagnação no que se refere ao(s) modelo(s) de Avaliação adotados no Curso em questão e às práticas avaliativas. Situa-se historicamente a institucionalização do Serviço Social como profissão no Brasil e da Avaliação - seu aspecto sociológico, suas muitas funções e abordagens dentro do espaço acadêmico de um modo geral. Identifica as influências advindas do fortalecimento do Capitalismo e as reações às tentativas de adequação das práticas avaliativas aos interesses do Capitalismo. Logo, as trajetórias da Avaliação e da Formação Profissional dos Assistentes Sociais foram traça das, considerando-se as influências teórico-filosóficas determinantes, 9 contexto sócio-econõmico e político, dentre outros. Num segundo momento, a Avaliação é analisada especificamente dentro do Curso de Serviço Social no Brasil, onde se constrói um paralelo entre discurso progressista da categoria, culminando na estruturação da formação profissional sob bases marxistas X práticas avaliativas conservadoras, estruturadas em bases Funcionalistas. Este estudo mostra que os modelos de instrumentos de avaliação adotados no Curso de Serviço Social, precisam ser repensados. É necessário introduzir no processo de formação, instrumentos que avaliem outros aspectos além da aprendizagem e outros sujeitos (professores, coordenadores, equipe técnica), além dos discentes.
Assuntos Serviço social - Avaliação
Formação profissional
Currículos - Avaliação