Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
378.175    O48i    DIS   
Autor Principal Oliveira, Rita de Nazaré Véras de
Entradas Secundárias - Autor Mourão, Leila , orient.
Universidade Federal do Pará . Centro Sócio-Econômico . Curso de Mestrado em Serviço Social
Título Principal A Interiorização do ensino superior da Ufpa e o curso de serviço social : uma relação a concretizar (1986-2006) / Rita de Nazaré Véras de Oliveira; orientadora, Leila Mourão
Publicação 2006.
Descrição Física 151 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio Econômico, Curso de Mestrado em Serviço Social, Belém, 2006
Incluirferências bibliográficas
Resumo: A Universidade Federal do Pará, em quase 50 anos de história, vem se consolidando cada vez mais nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na Região Amazônica. Trata-se da mais importante instituição regional e da única Universidade Federal estruturada em 10 campi, disseminados por todo o Estado do Pará: Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá, Santarém e Soure. Essa instituição, atualmente denominada Multicampi, abrange ações educativas e científicas em todos os níveis, e vem se destacando pela descentralização de suas ações nos interiores da região, desde a década de 1970, de forma pioneira e concreta, denominadas de extensionistas. A partir de 1986, a UFP A, consciente da importância do seu papel social na Amazônia, principalmente no Pará, estendeu de forma sistemática e contínua suas ações acadêmicas aos interiores, através da implantação do seu Programa de Interiorização em parceria com diversos agentes sociais, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento regional e para a fixação do homem da Amazônia com formação adequada, em seu habitat. Essa contribuição, mesmo que em patamares aquém das demandas e desafios loco-regionais, concretizou-se através da formação de recursos humanos especializados nos interiores paraenses. Mas, apesar de contribuir na formação desses novos profissionais nessas duas décadas de efetivação do Programa, observou-se que o assistente social ficou aquém desse processo, ou seja, até o momento ainda não foi ofertado pela instituição, o curso de Serviço Social. Neste sentido, o referido estudo objetiva contextualizar a trajetória das políticas de interiorização do ensino superior da instituição e analisar as políticas que inviabilizaram, até o momento, a oferta do curso de Serviço Social para a formação de assistentes sociais nos interiores paraenses. As discussões seguintes demonstram a necessidade de se iniciar, na instituição, um processo de reflexão e tomada de decisão, sobre a viabilidade deste curso nos interiores do Estado. Referido estudo levanta algumas reflexões na perspectiva de servir à instituição e demais estudiosos, como um instrumento referencial, objetivando contribuir com este novo momento: O da Universidade Multicampi.
Assuntos Extensão universitária
Serviço social
Ensino à distância