Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
305.5633098115    R253c    T   
Autor Principal Ravena Cañete, Voyner
Entradas Secundárias - Autor Lima, Deborah de Magalhães , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
Título Principal Os Colonos de Nova Redenção : estratégias de permanência e dinâmica do campo rural da região guajarina do Estado do Pará / Voyner Ravena Cañete Ravena; orientador Deborah Magalhães Lima
Publicação 2005.
Descrição Física 206 f. : il. ; 29 cm
Notas Teses (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Ùmido, 2005.
Inclui bibliografias
Resumo: Descreve a trajetória e as mudanças ocorridas em Nova Redenção, localidade situada no Nordeste Paraense, analisando as mudanças ocorridas no acesso à terra e nas práticas agrícolas de seus moradores. A descrição de como foi ocupada inicialmente a área, associada à discussão sobre ruralidade, objetiva tornar explícito o caráter de mudança que ocorre em tempo real na Amazônia tomando a área Nova Redenção e seus ocupantes como exemplo dessas transformações. Agrega-se a essa discussão os quadros relativos á construção dos contornos socioambientais que vão descrevendo a materialização das mudanças no acesso e uso da terra na área. A interface entre práticas seculares de acesso e uso do solo em um ambiente amazônico construídas pelos moradores de Nova Redenção e o contorno de novas formas de produção agrícola decorrentes das pressões e restrições impostas pela sociedade do entorno, permite que seja delineada a especificidade da mudança nas novas práticas agrícolas em Nova Redenção. Ao descrever a roca e os fazeres agrícolas foi possível identificar a permanência de práticas seculares de acesso e uso da terra a partir de uma lógica que mantém padrões originários do grupo. Foi possível também identificar as estratégias de incorporação de novas práticas agrícolas associadas à mobilidade dos moradores entre campo e cidade com elemento explicativo das mudanças atualmente vivenciadas. Essa mobilidade foi identificada como o ponto em torno do qual as transformações em curso possibilitam a convivência de práticas seculares, visualização de práticas futuras para a manutenção da localidade como formadora de uma lógica camponesa específica que compõe o cenário amazônico.
Esta dissertação consiste no estudo sobre a formação de uma rede de empresas prestadoras de serviço subcontratadas pela Alunorte, como conseqüência do processo de flexibilização produtiva desta indústria de alumina, localizada no distrito industrial de Barcarena, no Estado do Pará. O objetivo principal deste estudo é analisar se a relação estabelecida entre instituições locais tem desencadeado efeitos germinativos locais de desenvolvimento. Este trabalho tem como base teórica diversos estudos, segundo os quais, é a partir do modo como esses agentes interagem, articulando-se através de sistemas de inovação, que se define o formato do arranjo produtivo ou cadeia de firmas. Tal formato será ou não capaz de estimular a produção contínua e disseminada de inovações tecnológicas e organizacionais, bem como a formação de capital humano e social, fundamentais para impulsionar o desenvolvimento endógeno. A pesquisa de campo, porem, demonstrou que, apesar do relacionamento com a maior produtora mundial de alumina, indústria vinculada à lógica global de competitividade e de inovação tecnológica e gerencial, não há uma ampla difusão e assimilação desse conhecimento entre as empresas subcontratadas. Não apenas em função da insuficiência de qualificação e de condições tecnológicas para isso, mas tambêm pela ausência de relações de confiança mútua e de cooperação produtiva e inovativa entre as referidas empresas e desta com a rede de instituições locais. Essa lacuna inviabiliza possíves avanços desse arranjo produtivo, em termos de obtenção de economias de escala e de melhorias nos níveis de produtividade e competitividade. Não há, portanto, um ambiente favorável às iniciativas dinamizadoras do desenvolvimento local.
Assuntos Camponeses Nova Redenção (PA)
Assentamentos humanos Nova Redenção (PA)
Agricultura Nova Redenção (PA)
Territorialidade humana Nova Redenção (PA)