Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
372.4    B823t    T   
Autor Principal Brasil, Rosa Maria de Souza
Entradas Secundárias - Autor Terzi, Sylvia Bueno , orient.
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Título Principal Textos argumentativos de estruturas variadas na escola / Rosa Maria de Souza Brasil ; orientadora, Silvia Bueno Terzi
Publicação 2005 .
Descrição Física 247 f. : il. ; 30 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 2002
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Através de observação na prática pedagógica e de pesquisa exploratória, verificou-se que os alunos, no ensino médio, apresentavam grandes dificuldades em compreender textos especificamente artigos jornalísticos, cujas estruturas não correspondiam à organização textual padronizada pela escola: introdução (tema e tese) - desenvolvimento (argumentação) - conclusão (retomada da tese).Com o propósito de identificar os fatores condicionantes dessas dificuldades, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica que seguiu as etapas metodológicas: aplicação de questionário, "ciclos de leitura" (teste escrito individual e discussão sobre 11 artigos jornalísticos em estrutura padrão ou não) e "aulas de leitura" (foco na compreensão de textos argumentativos de gêneros variados).Com finalidade didática, foram especificadas categorias estabelecidas de forma muito ampla na superestrutura argumentativa tomada como base. Assim, de acordo com suas funções no texto, foram consideradas a Tese Aparente, seus Argumentos e Contra-Argumentos (opcionais), a Tese Global, seus Argumentos (formados de Dados e Subteses) e possíveis Contra-Argumentos, Argumento Narração/Descrição e Argumento Sedução.No início da intervenção realizada, observou-se que os alunos não só apresentavam dificuldades de compreensão de artigos jornalísticos em estruturas não-padrão, mas que não se caracterizavam leitores proficientes de textos argumentativos, independente de gênero ou estrutura textual. No decorrer das aulas de leitura e de discussão coletiva, entretanto, os alunos foram redimensionando a concepção de linguagem e de leitura que apresentavam, dando início a um processo reconhecimento do texto como unidade de sentido, envolvido por fatores formais, semânticos e pragmáticos. Com o auxílio das categorias estruturais definidas, foram apresentando cada vez menos dificuldades de compreensão, chegando ao último ciclo como leitores proficientes.
Assuntos Leitura
Silogismo