Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
869.909    F141r    DIS   
Autor Principal Faciola, Rosana Assef
Entradas Secundárias - Autor Sales, Germana Maria Araújo , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Os Romances-Folhetins dos jornais de Belém do Pará entre 1858 e 1870 / Rosana Assef Faciola ; orientadora, Germana Maria Araújo Sales
Publicação 2005.
Descrição Física 382 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O romance folhetim, gênero criado na França em 1836 e publicado em capítulos nos periódicos tornou-se um importante meio de divulgação das longas histórias de ficção. O romance-folhetim chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX e sua importância para a História da Literatura Brasileira é bastante significativa, pois foi a primeira manifestação literária da época. Através da publicação de folhetins nos jornais o número de leitores atingiu faixas mais amplas da sociedade, pois oportunizou o acesso a romances que na época só poderiam ser encontrados na Europa ou nos Gabinetes de Leituras, que eram instituições particulares. O romance-folhetim popularizou a leitura e aumentou a venda de jornais à medida que, cativados pela história, os leitores eram estimulados a assinar o jornal para não perder a seqüência das histórias. O grande número de traduções feitas, a pedido de leitores, comprova que havia muitas pessoas interessadas na leitura de romances e de folhetins. Os autores nacionais encontraram nos folhetins um meio de divulgar suas histórias, e inspirados pela temática romântica produziram muitos textos que foram publicados nos folhetins dos jornais brasileiros. A inspiração na temática romântica pode ser observada, também, nos romances nacionais escritos na mesma época. Os autores folhetinistas conseguiram, num diálogo claro e direto com o leitor, alcançar o sucesso devido à interação que se estabeleceu entre autores, leitores e personagens. Em Belém do Pará, o romance-folhetim também teve seu espaço nos periódicos locais, de acordo com esta pesquisa, feita em jornais micro-filmados e conservados em um Arquivo Público local.
Assuntos Literatura brasileira Pará História e crítica
Literatura - Filosofia