Número de Chamada
|
420.7 F363c DIS
|
Autor Principal
|
Fernandes, Edwiges Conceição de Souza
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Silva, Walkyria Magno e , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
|
Título Principal
|
Os Componentes visuais no ensino-apendizagem da leitura em inglês : estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior / Edwiges Conceição de Souza Fernandes ; orientadora, Walkyria Magno e Silva
|
Publicação
|
2006.
|
Descrição Física
|
167 f. : il. ; 30 cm.
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2006 Inclui referências bibliográficas Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo promover o ensino instrumental da leitura em língua inglesa, através da utilização de componentes visuais para auxiliar leitores na construção do significado. Com pressupostos teóricos baseados principalmente em Soares (1993); Joly (2002); Santaella (2000, 2004); Field (2004) e Magno e Silva (2002, 2004) efetuamos um estudo descritivo de manuais de informática com enfoque no uso das imagens. Além disso, coletamos dados e descrevemos os procedimentos pedagógicos em uma turma de inglês instrumental, direcionando as atividades para uma maior exploração dos componentes visuais.
Nossa pesquisa objetivou também investigar em que medida os componentes visuais podem influenciar um leitor nas suas escolhas de leitura, e de que forma podemos utilizá-los em atividades de pré-leitura, durante e pós-leitura para conduzir o leitor à compreensão do sentido do texto.Os resultados da análise mostraram que os componentes visuais são excelentes ferramentas que, quando bem utilizadas e associadas às palavras, podem simplificar o processamento da leitura, especialmente num contexto em que os participantes não possuem pleno domínio lingüístico na língua alvo.
|
Assuntos
|
Língua inglesa - Estudo e ensino Leitura Semiótica
|
|