Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
420.7    F363c    DIS   
Autor Principal Fernandes, Edwiges Conceição de Souza
Entradas Secundárias - Autor Silva, Walkyria Magno e , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Os Componentes visuais no ensino-apendizagem da leitura em inglês : estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior / Edwiges Conceição de Souza Fernandes ; orientadora, Walkyria Magno e Silva
Publicação 2006.
Descrição Física 167 f. : il. ; 30 cm.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2006
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo promover o ensino instrumental da leitura em língua inglesa, através da utilização de componentes visuais para auxiliar leitores na construção do significado. Com pressupostos teóricos baseados principalmente em Soares (1993); Joly (2002); Santaella (2000, 2004); Field (2004) e Magno e Silva (2002, 2004) efetuamos um estudo descritivo de manuais de informática com enfoque no uso das imagens. Além disso, coletamos dados e descrevemos os procedimentos pedagógicos em uma turma de inglês instrumental, direcionando as atividades para uma maior exploração dos componentes visuais. Nossa pesquisa objetivou também investigar em que medida os componentes visuais podem influenciar um leitor nas suas escolhas de leitura, e de que forma podemos utilizá-los em atividades de pré-leitura, durante e pós-leitura para conduzir o leitor à compreensão do sentido do texto.Os resultados da análise mostraram que os componentes visuais são excelentes ferramentas que, quando bem utilizadas e associadas às palavras, podem simplificar o processamento da leitura, especialmente num contexto em que os participantes não possuem pleno domínio lingüístico na língua alvo.
Assuntos Língua inglesa - Estudo e ensino
Leitura
Semiótica