Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
410    B862p    DIS   
Autor Principal Brito, Flávio Nunes
Entradas Secundárias - Autor Gomes-Santos, Sandoval Nonato orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal A Produção do texto argumentativo na escola : uma abordagem textual-discursiva / Flávio Nunes Brito ; orientador, Sandoval Nonato Gomes-Santos
Publicação 2006.
Descrição Física 146 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras, 2006
Inclui bibliografia e anexo
Resumo: o presente trabalho está inserido num campo de reflexões que se costuma chamar de estudos sobre produção de escrita na escola. Nessa direção, busca compreender, a partir de uma abordagem enunciativo-discursiva da linguagem (confonne proposta na reflexão bakhtiniana), os processos de constituição de constituição do gênero artigo de opinião no contexto de uma seqüência de atividade de produção escrita e oral, numa turma de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (P A). A produção de texto é caracterizada como um processo enunciativo-discursivo de interlocução entre sujeitos de linguagem que interagem discursivamente procurando defender um determinado ponto de vista. Na análise das produções que resultaram das atividades e que se constituíram em corpus deste estudo, foram focalizados aspectos de apropriação, pelos escreventes, de mecanismos lingüísticos e discursivos de construção do texto argumentativo, indiciados nos textos por eles produzidos. Em vista disso, os textos foram tratados de um ponto de vista processual, dando-se mais relevo ao processo do que ao produto das atividades. Em outros tennos, trata-se de uma reflexão de base qualitativa, voltada para uma abordagem indiciária dos mecanismos de constituição do texto argumentativo escrito na escola. Pressupomos que a argumentação seja constitutiva da linguagem e que adquira particularidade confonne o gênero discursivo em questão. Em nosso caso, o gênero artigo de opinião, quando produzido na escola, se constitui em objeto particulannente significativo, tanto em tennos de ensino-aprendizagem da língua, quanto no que se refere à investigação sobre os modos de apropriação, pelo sujeito-aprendiz, de recursos de construção da argumentação. A seqüência de atividades levada a efeito no decorrer da constituição do corpus consistiu em um conjunto de ações constituído de leitura de artigos de opinião, debates, leitura e produção de enquête etc., culminando com a produção escrita de 25 textos de opinião, tomados como objeto de análise. A consideração do processo de que decorreram esses textos aponta parta a necessidade de flexibilização das propostas didáticas de ensino-aprendizagem da produção escrita escolar, considerando-se a importância de se pennitir a participação ativa do escrevente tanto na concepção, quanto na execução e avaliação das tarefas em que se acha envolvido.
Assuntos Linguagem e lógica
Análise do discurso