Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
510.7    B674p    DIS   
Autor Principal Boga Neto, Francisco Rodrigues
Entradas Secundárias - Autor Santo, Adilson Oliveira do E., orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal Uma Proposta para ensinar os conceitos da análise combinatória e de probalidade : uma aplicação do uso da história da matemática, como organizador prévio, e dos mapas conceituais / Francisco Rodrigues Boga Neto ; orientador, Adilson O. do Espírito Santo
Publicação 2005.
Descrição Física 131 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2005
Inclui bibliografias
Resumo: Discutimos, neste trabalho, uma proposta de utilização da história da matemática, como organizador prévio, para o ensino da análise combinatória e da probabilidade. Esse uso da história da matemática tem como objetivo desenvolver os conhecimentos subsunçores, presentes na estrutura cognitiva das alunos, para que possa ocorrer, de forma significativa, a aprendizagem dos conceitos desses tópicos da matemática, e que serão ensinados, de modo mais detalhado, posteriormente, através dos mapas conceituais. Vale ressaltar que, a utilização dos organizadores prévios do conteúdo, assim como a teoria dos mapas conceituais, têm fundamentação teórica nos trabalhos socre aprendizagem significativa, do psicólogo educacional Oavid P. Ausubell.
Assuntos Matemática - Estudo e ensino
Matemática - História
Análise combinatória
Probabilidades