Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
869.909    S726g    DIS   
Autor Principal Sousa, Odenildo Queiroz de
Entradas Secundárias - Autor Cardoso, Joel, orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal A Grande chama de Abguar Bastos no modernismo paraense em terra de icamiaba : romance da Amazônia / Odenildo Queiroz de sousa; orientador, Joel Cardoso
Publicação 2006.
Descrição Física 133 f : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2006
resumo: Esta pesquisa bibliográfica teve o objetivo geral de verificar a ocorrência do Modernismo no Pará entre o período final do século XIX e início do XX a partir do contexto da obra Terra de Icamiaba - romance da Amazônia (1934), de Abguar Bastos (1904-1996), escritor de Belém-PA. Foi realizado um estudo comparativo entre os manifestos À Geração que surge (1923), o Manifesto aos Intelectuais Paraenses ou Manifesto Flaminaçu (1927), ambos do mesmo autor, o Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), de Oswald de Andrade, e o Manifesto Nhengaçu Verde-Amarelo (1929), de Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo e outros. O primeiro, é um convite aos escritores do Norte à adesão à prática modernista no Norte; o segundo, uma orientação de como produzir literatura modernista no Norte; no Flaminaçu é afirmado que o Pau-Brasil não atingiu a nacionalidade que este pretendia, e o extremismo do Verde-Amarelo é antecipado no Flaminaçu. O Modernismo em Terra de Icamiaba ocorre pela presença de aspectos poéticos típicos de poema, fatores lingüísticos como a representação do léxico regional e da oralidade, e, politicamente, pela prática da liberdade literária. A fundamentação teórica sociológica do romance permitiu identificar a personagem do romance, Bepe, como herói épico e problemático; a mitologia e a presença das icamiabas são abordadas com o objetivo de ultrapassar a simples exploração do exótico para este servir à problematização de questões sociais, econômicas e políticas. Concluiu-se que a obra constitui um libelo contra a presença estrangeira nesta região, literariamente como simbologia do Modernismo, com tendência a um nacionalismo extremado, e com fortes rastros da militância política do autor.
Assuntos Bastos, Abguar, 1902-. Terra de Icamiaba : romance da Amazônia Crítica e interpretação
Modernismo (Literatura) Pará História e crítica
Literatura brasileira Pará História e crítica