Número de Chamada
|
793.3198115 F383r DIS
|
Autor Principal
|
Ferreira, Gicele Brito
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Loureiro, João de Jesus Paes , 1939- Universidade Federal do Pará . Centro Sócio-Econômico . Curso de Mestrado em Serviço Social
|
Título Principal
|
A Resignificaçao das relações comunitárias e a produção simbólica na mercantilização do Çairé / Gicele Brito Ferreira ; orientador, João de Jesus Paes Loureiro
|
Publicação
|
2005.
|
Descrição Física
|
178 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro Sócio Econômico . Curso de Mestrado em Serviço Social
Inclui bibliografias Resumo: A Festa do Çairé que a contece em Alter do Chão n o Município de Santarém no Oeste do Pará, Amazônia Brasileira desde o século XXVII sob égide da Igreja católica, foi revivida pela comunidade após ter passado por trinta anos de proibição religiosa no século XIX, com aspectos folclóricos a partir de 1973 como elemento da Cultura Popular Brasileira, sendo hoje considerada uma manifestação profano-religiosa. Vivendo uma nova transmutação desde 1997 onde passa a ser dado ênfase às performances musicais, incentivando a criação de dois grupos rivais (Boto Cor de Rosa e o Boto Tucuxi) com exploração comercial provocada diante da ressignificação do evento. A comunidade organizadora perde o sentido trazido no seu imaginário sobre o Çairé, que produzia a experiência da festa. Apesar de seu processo de transformação, efetivou nos moradores da Vila de Alter do Chão quando do seu reavivamento na década de 70, o sentimento de reintegração social, cultural, e política no cenário de Santarém. Em geral os processos de industrialização que acompanham a modernização nos últimos séculos tem acontecido às custas da diversidade biológica e cultural. Pode-se incluir aí as tentativas de integrar a Amazônia na economia nacional e mundial por meio dos grandes projetos de mineração e de cultivo extensivo. A descaracterização da festa, dada pela inclusão de novos espetáculos como os elaborados com base em outros parâmetros, como observado ao longo do trabalho, aponta também, a rigor, para uma homogeneização cultural. Acompanha esse processo uma perda irreparável dos sentidos e das raízes da comunidade local, em beneficio de uma massificação, de apelo do Çairé como instrumento para um turismo de massa.
|
Assuntos
|
Danças folclóricas brasileiras Pará Sairé Alter do Chão (PA) Cultura Amazônia Identidade social
|
|