Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
370.91734    O48a    DIS   
Autor Principal Oliveira Filho, Francisco Alves de
Entradas Secundárias - Autor Ximenes, Tereza , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Ações educativas de uma escola pública numa área de assentamento / Francisco Alves de Oliveira Filho; orientadora Tereza Ximenes
Publicação 2005.
Descrição Física 132 f : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2005
Inclui bibliografias
Resumo: O presente trabalho resulta de um estudo sobre as ações educativas de uma escola pública numa área de assentamento do município de Cidelândia/ MA. Para compreender as funções desempenhadas pela escola e a relação de participação dos atores local no funcionamento direto e indireto da escola. O trabalho inicialmente faz um levantamento histórico dos assentados e uma caracterização da estrutura escolar e as atividades demandadas. Analisou-se também o perfil filosófico e pedagógico da escola por entender que a base filosófica da instituição escolar define a visão do mundo, a compreensão mais geral em relação a pessoa humana, à sociedade e ao entendimento do conceito de educação no sentido de levar em conta o contexto em que seus atores beneficiados estão inseridos. Os princípios pedagógicos por ensinar a maneira de pensar e de fazer acontecer à educação, apoiando os princípios pedagógicos por serem os elementos essenciais e gerais em qualquer proposta educativa. Inclui-se na análise, reflexão sobre os aspectos metodológicos das ações educativas levando em conta que há práticas diferenciadas no ensino dependendo das concepções filosóficas e pedagógicas que são adotadas na escola. Desse modo, por tratar de uma escola numa área de assentamento como já foi dito acima, o objeto de estudo voltou-se para a educação do campo por se propor a preparar sujeitos capazes de intervenção e de transformação prática da realidade social em que a ação humana vai acontecer, não de forma isolada, mas como ser de relações socais que visem a produção e a apropriação coletiva dos bens materias e espirituais da humanidade, da justiça na distribuição desses bens e da igualdade de todos esses processos. Levou-se em conta nessas observações investigativa a gestão participativa por representar um meio eficiente de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar, bem como a reação estabelecida entre a gestão da escola e gestão comunitária do assentamento. Uma vez que é a partir do exercício cotidiano e do aumento da capacidade de auto gestão das organizações que se acumulam capital social e humano e que permite planejar e implementar ações de complexidade crescente na busca do conhecimento e da qualidade de vida.
Assuntos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Educação rural Cidelândia (MA)
Trabalhadores rurais - Educação Cidelândia (MA)
Reforma agrária Cidelândia (MA)