Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
419    M357a    DIS   
Autor Principal Marques, Jovina Azevedo
Entradas Secundárias - Autor Toscano, Maria Eulália Sobral orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal A Apropriação do Português escrito pelo aluno surdo : um experimento metodológico do ensino médio / Jovina Azevedo Marques; orientadora, Myriam Crestian Cunha
Publicação 2006.
Descrição Física 110 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2006
Resumo: O processo de ensino/aprendizagem do português escrito pelo surdo tem levantado vários questionamentos entre os profissionais e pesquisadores da área educacional, principalmente com o advento da educação inclusiva. Neste trabalho constam reflexões sobre esse novo paradigma e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa destinado a esse aluno, assim como a sua trajetória educacional até os dias atuais. A pesquisa tem como objetivo maior contribuir para o desenvolvimento da metodologia de ensino do português escrito para o surdo no ensino médio, com olhos para as práticas de escrita em português. O trabalho fundamenta-se nos pressupostos da importância do uso da língua de sinais - enquanto primeira língua do surdo - na sua vida e escolarização, e da eficácia do bilingüismo para o seu pleno desenvolvimento. Ainda enfatiza a natureza do Português como segunda língua para este aluno. No âmbito de uma pesquisa participante, promovemos sessões de trabalho com alunos surdos de uma sala de recursos a fim de experimentar uma metodologia diferenciada de ensino da produção escrita. O trabalho evidencia alguns pontos positivos na metodologia adotada, inspirada na idéia de que o surdo precisa refletir de forma mais sistemática nas diferenças existentes entre o português que escreve - sua interlíngua - e a língua portuguesa escrita. Também evidencia algumas lacunas nas atividades desenvolvidas. A partir dessas constatações apresenta algumas pistas para uma proposta didática de produção escrita em português que permita ao aluno surdo aprender a língua majoritária do seu país de uma forma significativa.
Assuntos Linguagem de sinais
Bilinguismo
Surdos - Educação
Surdos - Meios de comunicação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Escrita