Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
407    L864i    DIS   
Autor Principal Lopes, Jorge Domingues
Entradas Secundárias - Autor Golder, Christophe , orientador.
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Curso de Mestrado em Letras
Título Principal A Inter- relação do ensino aprendizagem de FLE e a exploração didática da Literatura : análises e propostas de intervenção metodológica / Jorge Domingues Lopes; orientador, Cristophe Golder
Publicação 2005.
Descrição Física 153 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Curso de Mestrado em Letras, 2007
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Partindo das definições do termo Literatura no âmbito da Teoria Literária, da Lingüística e da Didática das línguas, faz-se o estudo das relações existentes entre o ensino-aprendizagem de FLE e a exploração didática da literatura nos cursos de FLE (das escolas públicas, dos cursos particulares e da Universidade) da cidade de Belém,como se busca explorar aspectos lingüísticos de obras literárias nos cursosespecíficos de literatura francesa e francófona. A partir dos resultados obtidos com a pesquisa de campo, apresentam-se propostas de procedimentos metodológicos para exploração didática do texto literário em classes de FLE, baseadas seja em recursos tradicionais seja em novas tecnologias de ensino. 504 $a Inclui referências bibliográficas e anexos
Assuntos Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Língua francesa - Estudo e ensino Falantes estrangeiros