Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
551.49    C376g    DIS   
Autor Principal Cavalcanti, Gerardo Majela Lima
Entradas Secundárias - Autor Sauck, William August, orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas
Título Principal Geofísica aplicada à prospecção de água subterrânea na área do rio Paracuari - Ilha de Marajó - Pará / Gerardo Majela Lima Cavalcanti ; William August Sauck (orientador)
Publicação 1979.
Descrição Física ix, 88 f. : il. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Curso de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, 1979
Inclui bibliografias
A região do rio Paracauari apresenta sérios problemas hídricos devido o excesso de chuvas no inverno e escassez de água no verão. A indústria agropecuária, principal atividade econômica da região, sofre tremendamente durante o período de secas. Foram realizados estudos geofísicos através do método de resistividade para localizar e mapear os aquíferos rasos de boa potencialidade. Foram feitas 53 sondagens elétricas verticais, do tipo Schlumberger, e 5 perfis de resistividade do tipo Wenner. Foi utilizada a técnica do ponto auxiliar e, depois, os diagramas coletivamente foram tratados e processados no computador, para obtenção de modelos aproximados. Depois da interpretação, foi possível separar duas áreas distintas. A primeira com resistividade alta até 950 O.m, com predominância de areia, é constituída de excelentes aquíferos e, provavelmente, trata-se de "Paleocanais". A segunda, com resistividade baixa até 0,5 O.m, com predominância de sedimentos argilosos, sílticos, com água salobra. Com os mapas de resistência transversal total e de resistividade foram definidas as áreas mais favoráveis à exploração de água potável. A área favorável é somente 30% da área total. Foi feita coleta das águas rasas e superficiais da área, e suas resistividades variam de 362 O.m a 1, 1 O.m. Algumas perfurações foram feitas, e vieram constatar a e­xistência destas áreas distintas. Com isto, foram solucionados par­cialmente os problemas de água de algumas fazendas como São Lourenço, Gavinho e Conceição.
Assuntos Águas subterrâneas Marajó, Ilha do (PA)
Geofísica
Prospecção - Métodos geofísicos