Número de Chamada
|
378.007108115 F363f DIS
|
Autor Principal
|
Fernandes, Roseane do Socorro da Silva Reis
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Bertolo, Sônia de Jesus Nunes , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
|
Título Principal
|
A Formação continuada nos discursos de professores da Educação Superior : a experiência da UFPA e do CESUPA / Roseane do Socorro da Silva Reis Fernandes ; orientadora, Sônia de Jesus Nunes Bertolo
|
Publicação
|
2007.
|
Descrição Física
|
144 f. ; 29 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007 Inclui bibliografias Resumo: Esta é uma investigação ligada ao campo da formação continuada de professores, acerca dos sentidos que os professores bacharéis e tecnólogos que atuam na educação superior dão à formação continuada, a partir das ações formativas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará (UFPa) e no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Os dados empíricos produzidos pela análise documental e a entrevista foram analisados a partir das bibliografias nacional e internacional consultadas, que têm uma abordagem crítica sobre o trabalho docente ao fazer um exame minucioso da profissão professor. O estudo remete à compreensão da vivência dos professores nesta formação em andamento nas duas instituições, dos efeitos que os seus modelos de formação continuada provocam no desenvolvimento pessoal e profissional deles, com destaque para os sentidos e interesses anunciados por tais profissionais. A busca pela aprendizagem dá indícios quando os docentes valorizam o acesso às ações formativas, precisamente os conteúdos que possam sustentar a sua prática pedagógica. Do estudo depreendo que a formação continuada é uma arena heterogênea, pouco unificada e que responde a finalidades diversas. Não podemos lhe atribuir uma idéia salvacionista, em que os professores aprenderão como fazer tudo diferente e correto com a formação, mas sim como uma intervenção de atitude crítica sobre as suas práticas pedagógicas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal e profissional docente, em interação mútua.
|
Assuntos
|
Universidade Federal do Pará Centro Universitário do Pará Professores universitários - Formação Belém (PA) Ensino superior Belém (PA)
|
|