Número de Chamada
|
371.12098115 A553c DIS
|
Autor Principal
|
Andrade, Ercio Oliveira
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Gonçalves, Tadeu Oliver , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
Constituir-se professor nas ilhas de Belém' : ensinando e aprendendo matemática / Ercio Oliveira de Andrade; orientador, Tadeu Oliver Gonçalves
|
Publicação
|
2007.
|
Descrição Física
|
x,126 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, Belém, 2007 Inclui referências bibliográficas Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como os professores das Ilhas de Belém constituem-se professores ao longo de uma trajetória de formação profissional nas condições sócio-culturais desta região com destaque para seus saberes matemáticos. Trata-se de professores lotados nas escolas de cinco Ilhas administradas pela Prefeitura Municipal de Belém e pelo Governo do Estado do Pará. Por se tratar de diversificadas formas de saberes buscamos referências nos autores: Tardif, Lorenzato, Fiorentini e Lorenzato, Imbernón, Smole e Diniz, Charlot, Zabala e Perrenoud .para esclarecer e fundamentar teoricamente esta pesquisa. A metodologia é fundamentada na observação participante do pesquisador, também chamada de Etnográfica e na análise do tipo qualitativa das informações obtidas. A pesquisa é baseada na investigação que buscou compreender como constituíram-se os professores nas Ilhas de Belém, com dados registrados: na identificação histórico-cultural das ilhas, das respectivas escolas, por entrevistas aos respectivos professores, por dados
obtidos em sala de aula através dp Curso de Matemática para os Professores de Séries Iniciais das Ilhas, fotos, vídeos e gravação sonora. A pesquisa mostra que os professores de séries iniciais lidam com conceitos matemáticos em sala de aula, por isso ensinam matemática. Evidencia os desafios e a necessidade de um aprofundamento do domínio desses. conceitos, bem como frente à busca de formação. continuada e também no desenvolvimento da prática docente. A análise mostra que estes professores elaboram/reelaboram seus saberes através do desenvolvimento da pratica docente, e também identifica a busca de conhecimentos por estes professores.
|
Assuntos
|
Professores - Formação Belém (PA) Matemática - Estudo e ensino Grande, Ilha (PA) Matemática - Estudo e ensino Combú, Ilha (PA) Matemática - Estudo e ensino Paquetá, Ilha de (PA) Matemática - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Cotijuba, Ilha de (PA) Pesquisa educacional
|
|