Número de Chamada
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469.8 N972L DIS
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Autor Principal
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Nunes, Herika Socorro da Costa
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Entradas Secundárias - Autor
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Alves, Laura Maria Silva Araújo , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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Título Principal
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O Letramento no curso de licenciatura em letras da Universidade Federal do Pará
/ Herika Socorro da Costa Nunes
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Publicação
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2007.
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Descrição Física
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110 f. ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007 Inclui bibliografias Resumo: Este estudo objetiva analisar a temática letramento no Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará, do Campus de Belém. Para tanto, ancora-se na abordagem qualitativa e na análise documental. Os documentos analisados foram: Resolução CNE CES nº 18/ 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Letras; Parecer CNE/ CES nº 492/ 2001, que fundamenta tais Diretrizes e o referido Projeto Político Pedagógico (2005), destacando os seguintes eixos de análise: perfil do aluno, competências e habilidades (retirados do Parecer e do PPP do Curso de Letras) e planos de cursos de cinco disciplinas do Curso de Letras Como forma de interpretar as vozes destes documentos, recorremos aos estudos de Bakthin. A pesquisa revela que tanto nas Diretrizes quanto no Projeto Pedagógico, os estudos acerca do letramento não são priorizados como campo de reflexão e análise para subsidiar a formação e a prática do professor de Letras, encontrando-se nos mesmos de forma implícita. Este campo apresenta-se de forma explícita, tão somente em uma única disciplina, como item de uma unidade e, tangencialmente, em quatro, num rol de quarenta e duas. Estas constatações revelam a fragilidade, da formação dos professores de Língua Portuguesa porque o referido campo tem se tornado, na presente década, uma categoria central para compreender a alfabetização; a apropriação de códigos de leitura e escrita do mundo; a inserção dos alunos em diferentes práticas sociais de oralidade, leitura e escrita, bem como, a prática pedagógica deste professor. Conclui que os estudos do letramento, pelo minimo que foi anunciado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras da UFPA, demonstram a pouca importância atribuída a eles pelos seus autores. Portanto, é um desafio para os sujeitos deste projeto debaterem sobre a da importância de inserir sistematicamente os estudos do letramento no respectivo Curso, de forma a ganhar o mesmo quilate que as demais temáticas de estudos priorizadas no currículo, com o intuito de contribuir para a formação e prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa.
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Assuntos
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Língua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) Letramento Belém (PA) Professores de português - Formação Belém (PA) Currículos - Avaliação
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