Número de Chamada
|
507.11 R484o DIS
|
Autor Principal
|
Ribeiro, Evandro Luiz da Luz
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
Um Olhar sobre as concepções de ciências e de ensino de ciências de alunos-concluintes de química / Evandro Luiz da Luz Ribeiro; orientadora, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
|
Publicação
|
2005.
|
Descrição Física
|
90 p. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, Belém, 2005 Inclui referências bibliográficas Resumo: o objetivo deste trabalho foi o de investigar as concepções de Ciência e de Ensino de Ciências de alunos concluintes de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química, tunna de concluintes do segundo semestre de 2004 na UFP A, contando com uma total de 12 sujeitos de pesquisa. Para a identificação das concepções de Ciência e de Ensino de Ciências, foi elaborado um questionário, previamente testado com 15 alunos concluintes do Curso de Licenciatura Plena em Biologia, objetivando a validação do instrumento de investigação e posterior reformulação. A versão final do questionário apresentou doze questões, cujas respostas possibilitaram a construção de quadros contendo as respostas dos sujeitos da pesquisa. A categorização das respostas foi feita a partir de uma aproximação ao pensamento epistemológico de Bacon, Comte e Popper. Esses autores e outros permitiram analisar as respostas dos sujeitos, e identificar concepções de ciência empirica-indutivista, positivista e racionalista critica que revelaram as tendências de Ciência Experimental-indutiva, Ciência Tecnológica e Ciência processual e tendências de Ensino de Ciências como Transmissão-recepção, Conjunto de Atividades Manipuláveis e Ensino como construção.
|
Assuntos
|
Ciência - Estudo e ensino (Superior) Prática de ensino Química - Estudo e ensino(Superior)
|
|