Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
507.11    R484o    DIS   
Autor Principal Ribeiro, Evandro Luiz da Luz
Entradas Secundárias - Autor Gonçalves, Terezinha Valim Oliver , orient.
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal Um Olhar sobre as concepções de ciências e de ensino de ciências de alunos-concluintes de química / Evandro Luiz da Luz Ribeiro; orientadora, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Publicação 2005.
Descrição Física 90 p. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, Belém, 2005
Inclui referências bibliográficas
Resumo: o objetivo deste trabalho foi o de investigar as concepções de Ciência e de Ensino de Ciências de alunos concluintes de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química, tunna de concluintes do segundo semestre de 2004 na UFP A, contando com uma total de 12 sujeitos de pesquisa. Para a identificação das concepções de Ciência e de Ensino de Ciências, foi elaborado um questionário, previamente testado com 15 alunos concluintes do Curso de Licenciatura Plena em Biologia, objetivando a validação do instrumento de investigação e posterior reformulação. A versão final do questionário apresentou doze questões, cujas respostas possibilitaram a construção de quadros contendo as respostas dos sujeitos da pesquisa. A categorização das respostas foi feita a partir de uma aproximação ao pensamento epistemológico de Bacon, Comte e Popper. Esses autores e outros permitiram analisar as respostas dos sujeitos, e identificar concepções de ciência empirica-indutivista, positivista e racionalista critica que revelaram as tendências de Ciência Experimental-indutiva, Ciência Tecnológica e Ciência processual e tendências de Ensino de Ciências como Transmissão-recepção, Conjunto de Atividades Manipuláveis e Ensino como construção.
Assuntos Ciência - Estudo e ensino (Superior)
Prática de ensino
Química - Estudo e ensino(Superior)