Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.01098115    G924d    DIS   
Autor Principal Guedes, Maria Gorete Rodrigues Cardoso
Entradas Secundárias - Autor Souza, Orlando Nobre Bezerra de ; orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Título Principal Democracia e eleição de dirigentes escolares no sistema municipal de ensino de Belém : análises e perspectivas / Maria Gorete Rodrigues Cardoso Guedes; orientador, Orlando Nobre Bezerra de Souza
Publicação 2007.
Descrição Física 213 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2007
Inclui referências bibligráficas
Resumo: A pesquisa voltou-se para a investigação do processo de institucionalização da eleição direta de dirigentes escolares no Sistema Municipal de Ensino de Bclém, como dimensão dos projetos políticos e pedagógicos engendrados pelas gestões municipais no período de 1993 a 2006. O objetivo foi analisar os avanços, limites e perspectivas das propostas de eleição de dirigentes, estabelecidas sob a ótica do plano das orientações formal-legais do sistema educacional. A orientação metodológica utilizada foi a da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Através dc um estudo pormenorizado dos principais documentos oficiais produzidos pelas administrações municipais, pretendeu-se identificar as intencionalidades políticas dos respectivos governos no período delimitado e caracterizar os seus respectivos projetos educacionais e propostas de eleição de dirigentes escolares, assim como perceber a concepção de democracia e gestão democrática inerente aos mesmos. Os resultados alcançados com a investigação nos levam a inferir que o processo de democratização da gestão escolar no 5MB, via a eleição de dirigentes escolares, não é algo acabado e definido, mas uma construção permanente, marcada por idas e vindas, recuos e avanços, que aponta para perspectivas e horizontes distintos e atinge os mais diferentes matizes ideológicos. Portanto, pode-se afinnar que a democracia escolar no 5MB não é, mas está sendo construí da de acordo com as possibilidades e constrangimentos apresentados em cada momento histórico e com a capacidade dos atores educacionais de incorporar a institucionalidade democrática estabelecida.
Assuntos Escolas - Organização e administração Belém (PA)
Democratização da educação
Diretores escolares
Eleições escolares