Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
981.15    C672c    DIS   
Autor Principal Coelho, Alan Watrin
Entradas Secundárias - Autor Figueiredo, Aldrin de Moura , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de História. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia
Título Principal A Ciência do governar : positivismo, evolucionismo e natureza em Lauro Sodré / Alan Watrin Coelho; orientador, Aldrin Moura de Figueiredo
Publicação 2006.
Descrição Física 116 f. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, Belém, 2006
Inclui referências bibliográficas
Resumo: A polêmicajornalística que, em 1881, envolveu o então 2° Tenente Lauro Sodré, o bispo D. Macedo Costa e o jornal católico A Boa Nova, ocorreu num momento em que já estavam presentes na sociedade brasileira os fatores da desagregação do Império. O que se pretendeu, com este trabalho, foi estudar o confronto como representação discursiva de um choque de idéias nos quadros sociais e intelectuais do Brasil do final do Oitocentos: com o primeiro, a ciência e o progresso, instrumentos apontados como fundamentais para a república; com o segundo, a fé e a religião, instrumentos essenciais para a monarquia. De acordo com a perspectiva filosóficohistórica do positivismo, essas questões fundamentavam o processo de evolução social do Homem, inclusive politicamente entendida. Note-se, igualmente, que na obra máxima da teoria evolucionista, On the origin of species by means of natural selection (1859) de Darwin, o movimento histórico se subordina decididamente às leis naturais e se insere no processo mais amplo da evolução do universo. A evolução é considerada, efetivamente, não como um simples movimento, mas como melhoramento, um progresso. Aos olhos positivistas de Lauro Sodré, a idéia de uma monarquia atrelada à sobrevivência da origem divina do poder aparecia como uma digna representação dos estados não-epistemológicos da humanidade, o metafisico e o teológico; já a república surgia como a única forma de governo "compatível com a dignidade humana". Projetada esta polêmica sobre as realidades mentais do próprio tempo, tem-se, em última análise, a revelação de um dos componentes da natureza e das formas que assumiu a problemática relação entre pensamento filosófico e objeto político dominante no movimento de idéias no Brasil ao final do século XIX.
Assuntos Sodré, Lauro , 1858-1944
Pará - História - Séc. XIX
Pará - Política e governo