Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
150.1943    C512r    T   
Autor Principal Chaves, Evenice Santos
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal O Racismo na trajetória escolar e profissional de professoras universitárias / Evenice Santos Chaves; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação 2006.
Descrição Física xiv,378 f. : il. ; 30 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2006
Inclui refeerências bibliográficas
Resumo: A pesquisa proposta empregou um aporte teórico-metodológico interdisciplinar e enfocou as desigualdades sociais e raciais no percurso escolar e profissional de professoras universitárias. A literatura brasileira consultada na área da Psicologia não fornece exemplares de pesquisas qualitativas sobre desigualdades sociais e raciais, focalizadas no negro e no branco. Nesse contexto, inseriu-se o presente estudo, que objetivou responder às seguintes questões: 1) há indicadores de desigualdades sociais, produzidas estruturalmente, que perpassaram a trajetória escolar e profissional da pessoa socialmente intitulada de preta, de parda e de branca? 2) há indicadores de desigualdades raciais, quando se compara o percurso de vida da pessoa socialmente intitulada de preta e parda com o da pessoa socialmente denominada de branca? Participaram do estudo três professoras universitárias: uma socialmente definida como branca e duas como negras (preta e parda), pós-graduadas e lotadas em diferentes departamentos de uma universidade pública brasileira. Na coleta de informações, empregou-se a entre
Assuntos Comportamento humano
Mudanças de vida
Desenvolvimento da personalidade
Racismo
Relações raciais