Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.15    F363e    DIS   
Autor Principal Fernandez, Ana Patrícia de Oliveira
Entradas Secundárias - Autor Pontes, Fernando Augusto Ramos , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Envolvimento parental na tarefa escolar : um estudo realizado com adolescentes / Ana Patrícia de Oliveira Fernandez / orientador, Fernando Augusto Ramos Pontes
Publicação 2006.
Descrição Física vii, 95 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. 2006
Inclui bibliografia e anexos
Resumo: O presente trabalho se propôs a discutir as implicações em torno do envolvimento parental na tarefa escolar, na tentativa de, compreender o conjunto de fatores que agem no cotidiano dos arranjos familiares, a partir dos sentimentos e percepções do grupo de pais e de adolescentes. A metodoIogia utilizada privilegiou a pesquisa de enfoque qualitativo, com ênfase na utilização do grupo focal. O material coletado foi realizado com base na análise de conteúdo, que consiste numa análise interpretativa dos relatos dos participantes. Os resultados indicaram que tarefa escolar é um elemento constituinte da dinâmica das atividades escolares e do processo ensino-aprendizagem, sendo considerada uma prática educacional bastante utilizada ao redor do mundo, comumente reconhecida não apenas pelas instituições dedicadas ao ensino, como também pela própria família. Assim, tarefa escolar tem sido discutida dentro do sistema de ensino, mas tem desdobramentos dentro de outros sistemas, mais particularmente, dentro do sistema familiar Chama a atenção o fato de alguns aspectos revestirem-se de padrões convencionais em tomo das acepções da tarefa escolar, tais como àqueles tangenciados pela legitimidade que institucionaliza a prática da referida atividade. A referida atividade manifestou-se nos discursos tanto de pais quanto de adolescentes como uma questão de conflito: No caso dos pais, este conflito, traduz-se como um aspecto que não é um aspecto bem resolvido, não apenas em função da grande quantidade de demanda de trabalho, como também pela falta de habilidades pedagógicas que a supervisão e o envolvimento parental pressupõem. Os pais vêem-se no impasse de tentar conciliar a carga de atividades e demandas profissionais do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que tentam atender às campanhas de investimento parental na referida atividade. Sentem-se pressionados e cobrados pela escola e revelam considerável grau de inquietação em relação à "transferência de responsabilidade que esta lhes impõe". As circunstâncias domésticas nas quais a atividade ocorre também denunciam o conflito que instaura-se no interior das relações entre pais e filhos, manifestando-se como aspecto comprometedor dessa relação. Pais e filhos concordam com o fato de que a tarefa escolar não é um momento prazeroso, em virtude das inúmeras adversidades apontadas. A tentativa de desmistificar os problemas envolvidos e vivenciados para além do sistema escolar, constitui-se como proposta de suscitar uma problemática válida, favorecendo um modo de repensar o dever de casa, ainda que este continue a fazer parte das estratégias de ensino.
Assuntos Psicologia da aprendizagem
Rendimento escolar
Adolescentes
Pais e filhos