Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
005.3    H255e    DIS   
Autor Principal Harb, Maria da Penha de Andrade Abi
Entradas Secundárias - Autor Favero, Eloi Luiz , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Estante digital e portfólio no contexto de um ambiente de aprendizagem multiparadigmático - AmAm / Maria da Penha de Andrade Abi Harb; orientador, Eloi Luiz Favero
Publicação 2005.
Descrição Física xvi,113 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica. $b Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Belém, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Resumo: O AmAm - Ambiente de Aprendizagem Multiparadigmático - é um projeto aberto do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância do Norte (GPED-NORTE), da Universidade Federal de Pará (UFP A), que visa estabelecer uma arquitetura para ambientes virtuais de aprendizagem e desenvolver um software (livre) para apoiar o processo de ensino-aprendizagem em diferentes modalidades e abordagens pedagógicas. A flexibilidade do ambiente deve favorecer, adaptação ao perfil do estudante, valorizando o modelo de aprendizado independente e flexível, quebrando as barreiras virtuais que reproduzem o modelo de ensino tradicional organizado e isolado em salas de aula. Este trabalho apresenta contribuições sob os aspectos de modelagem e implementação para o projeto AmAm. De modo geral, contribui para a modelagem do sistema como um todo acrescentando à especificação realizada pelo grupo PED-NORTE, a definição da arquitetura e a modelagem do sistema, observando-se que o mesmo encontra-se nos ciclos iniciais dt desenvolvimento. Diante do tamanho e complexidade do problema de modelar e implementaJ todo o ambiente proposto, o escopo de implementação deste trabalho foi delimitado para" implementação das seguintes ferramentas: "Estante Digital", tendo o professor como principa autor dos artefatos armazenados, e; "Portfólio", sendo neste caso, a ferramenta que constitui" área de trabalho, onde o estudante pode armazenar os artefatos em desenvolvimento considerando-se, neste caso, que um artefato postado no portfólio de um estudante, podt também constituir um artefato da "Estante Digital", estando acessível a todos os participantes do ambiente, independentemente da comunidade que participa.
Assuntos Software - Desenvolvimento Projetos
Laboratórios experimentais
Ensino à distância - Projetos
Sistemas de recuperação da informação