Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
621.3824    C837a    T   
Autor Principal Costa, Karlo Queiroz da .
Entradas Secundárias - Autor Dmitriev, Victor ; orient.
Universidade Federal do Pará. Centro Tecnológico. Departamento de Elétrica. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Título Principal Análise teórica de novos tipos de antenas de banda larga e de dimensões reduzidas / Karlo Queiroz da Costa; orientador, Victor Dmitriev
Publicação 2006.
Descrição Física xviii, 146 f. : il. ; 31 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Belém, 2006.
Inclui referências bibligráficas
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo teórico sobre novos tipos de antenas de dimensões reduzidas e de banda larga. O desenvolvimento de tais antenas foi baseado em alguns resultados da teoria geral sobre os limites fundamentais de antenas e em modificações e otimizações de antenas existentes em literatura. As antenas apresentadas neste trabalho são: o Monopolo de Koch Modificado, o Monopolo Espiral Retangular, o Monopolo Espiral Horizontal, combinações de dipolos elétricos (dipolo cilíndrico) e magnéticos (espira circular e quadrada) no espaço livre e sobre um plano condutor perfeito, e uma antena de microfita composta por um patch retangular e duas espiras. O Método dos Momentos (MoM) foi utilizado para análise destas antenas, sendo que os programas MoM desenvolvidos foram codificados em Matlab e Fortran. Por meio deste método numérico foram calculados os diversos parâmetros característicos para cada antena citada acima, tais como, distribuição de corrente sobre o condutor, impedância de entrada, freqüência de ressonância, coeficiente de reflexão, diagrama de radiação e diretividade. Alguns resultados numéricos obtidos foram comparados com dados experimentais e com dados calculados pelos programas comerciais HFSS e IE3D.
Assuntos Antenas (Eletrônica)
Antenas em microlinha
Sistemas de comunicação em banda larga