Número de Chamada
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371.285098115 F224f DIS
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Autor Principal
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Farias Júnior, Raimundo Sérgio de
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Entradas Secundárias - Autor
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Oliveira, Ney Cristina Monteiro de , orient. Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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Título Principal
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O Fracasso escolar e a realidade educacional da Vila da Barca : retratos de exclusão e resistência / Raimundo Sérgio de Farias Júnior ; orientadora, Ney Cristina de Oliveira
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Publicação
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2006.
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Descrição Física
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236 f. : il., color. ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006 Inclui referência bibliográfica e anexos Resumo: A presente dissertação foi realizada tendo como foco o fracasso escolar enquanto fenômeno educativo fortemente presente em nossa sociedade, ainda que grande parte das políticas públicas educacionais implementadas atualmente vise o combater do mesmo. Desta forma, a pesquisa aqui efetivada objetivou investigar o contexto sócio-histórico que engendrou, de maneira atroz, o fracasso escolar entre a maioria dos moradores da comunidade da Vila da Barca. Dentre estes moradores, elegi para realizar a pesquisa empírica crianças e jovens que, desde a infância, residem na comunidade ora citada, em particular os que foram atendidos pelo Programa Bolsa Familiar para a Educação (Bolsa Escola), implantado pela Prefeitura Municipal de Belém em 1997 e que, entre 1998 e 2004, atendeu famílias pobres da localidade analisada. Deste modo, além da análise da literatura, realizei a recolha de parte da memória da comunidade ao ouvir, por meio de entrevistas semi-estruturadas, as representações destes comunitários acerca do fracasso escolar verificado durante a trajetória escolar desses. Optei por investigar o referido fenômeno a partir do olhar do materialismo histórico e dialético recorrendo às contribuições de Patto (1996), especialmente, às questões por ela analisadas em
"A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia". Esta pesquisa realizou-se tendo como inquietação a seguinte problemática: de que forma os indivíduos que repetem e evadem com freqüência as escolas administradas pelo poder público expressam as motivações e obstáculos que os levaram a ftacassar na escola? O propósito residia em identificar as formas de resistência efetivadas pelos referidos indivíduos frente às condições, objetivas e subjetivas, que favorecem o fracasso escolar.
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Assuntos
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Fracasso escolar Vila da Barca (Belém, PA) Comunidade e escola Vila da Barca (Belém, PA) Educação e Estado
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