Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.285098115    F224f    DIS   
Autor Principal Farias Júnior, Raimundo Sérgio de
Entradas Secundárias - Autor Oliveira, Ney Cristina Monteiro de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Título Principal O Fracasso escolar e a realidade educacional da Vila da Barca : retratos de exclusão e resistência / Raimundo Sérgio de Farias Júnior ; orientadora, Ney Cristina de Oliveira
Publicação 2006.
Descrição Física 236 f. : il., color. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006
Inclui referência bibliográfica e anexos
Resumo: A presente dissertação foi realizada tendo como foco o fracasso escolar enquanto fenômeno educativo fortemente presente em nossa sociedade, ainda que grande parte das políticas públicas educacionais implementadas atualmente vise o combater do mesmo. Desta forma, a pesquisa aqui efetivada objetivou investigar o contexto sócio-histórico que engendrou, de maneira atroz, o fracasso escolar entre a maioria dos moradores da comunidade da Vila da Barca. Dentre estes moradores, elegi para realizar a pesquisa empírica crianças e jovens que, desde a infância, residem na comunidade ora citada, em particular os que foram atendidos pelo Programa Bolsa Familiar para a Educação (Bolsa Escola), implantado pela Prefeitura Municipal de Belém em 1997 e que, entre 1998 e 2004, atendeu famílias pobres da localidade analisada. Deste modo, além da análise da literatura, realizei a recolha de parte da memória da comunidade ao ouvir, por meio de entrevistas semi-estruturadas, as representações destes comunitários acerca do fracasso escolar verificado durante a trajetória escolar desses. Optei por investigar o referido fenômeno a partir do olhar do materialismo histórico e dialético recorrendo às contribuições de Patto (1996), especialmente, às questões por ela analisadas em "A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia". Esta pesquisa realizou-se tendo como inquietação a seguinte problemática: de que forma os indivíduos que repetem e evadem com freqüência as escolas administradas pelo poder público expressam as motivações e obstáculos que os levaram a ftacassar na escola? O propósito residia em identificar as formas de resistência efetivadas pelos referidos indivíduos frente às condições, objetivas e subjetivas, que favorecem o fracasso escolar.
Assuntos Fracasso escolar Vila da Barca (Belém, PA)
Comunidade e escola Vila da Barca (Belém, PA)
Educação e Estado