Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
552.58    F475p    DIS   
Autor Principal Figueiras, Alexandre José Martins
Entradas Secundárias - Autor Truckenbrodt, Werner , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências. Curso de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas
Título Principal Petrologia dos carbonatos da formação Itaituba na região de Aveiro - PA / Alexandre José Martins Figueiras ; Werner Truckenbrodt (orientador)
Publicação 1983.
Descrição Física xix, 135 f. : il., mapas ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Curso de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, 1983
Inclui bibliografias
Resumo: A Formação Itaituba (Westphaliano "D" ao Stephaniano), na região de Aveiro - Pa, é constituída predominantemente por calcário e dolomito associados a níveis de siltito e argilito e mais raramente a arenito. A fauna ali presente está representada principalmente por braquiópodes, equinodermas, foraminíferos e menos frequentemente ostracodes, briozoários, moluscos, trilobitas, além de algas. As evidências mineralógicas, texturais e geoquímicas sugerem que o processo de dolomitização ali atuante desenvolveu-se em um ambiente "schizohalino" de subsuperfície, acompanhado de uma intensa silicificação. O estudo microfaciológico desses carbonatos constatou a presença de sete tipos de microfacies, sendo predominante os biomicritos e biomicroesparitos com textura packstone. Menos frequentemente ocorrem grainstones com foraminíferos e biointrapelesparitos com ou sem agregados. Estas microfacies sugerem um ambiente de "Facies Plataformal Marinha Aberta", embora localmente de circulação restrita. Outros tipos de microfacies estão representadas por grainstones com bioclastos micritizados e grainstones com pelóides e oólitos, sugerindo uma "Fácies de Areia em Margem de Plataforma". A evolução da seqüência diagenética nesses calcários, constatou que os primeiros eventos verificados durante a fase sinsedimentar foram os processos de micritização, glauconitização e bioturbação. Durante a diagênese inicial ocorreu dolomitização, a compactação e a formação do cimento "A". Já na fase de diagênese tardia verificou-se a precipitação do cimento "B", a segunda dolomitização, a fluoritização, silicificação, piritização, estilolitização e a formação da desdolomita. A fração insolúvel é predominantemente síltico-argilosa, constituindo geralmente menos que 18% dos carbonatos. O argilomineral mais abundante é a ilita, seguido da esmectita e caulinita, sendo considerados basicamente de origem terrígena, embora tenha ocorrido neoformação como atesta a presença da "glauconie". O estudo da fração pesada, constatou a presença dominante da pirita e granada, associada a turmalina e zircão e menos frequentemente rutilo, fluorita e anatásio. Um certo valor paleoclimático é atribuído aos feldspatos, granada e ilita sugerindo, para a área de erosão, um clima mais moderado, com tendências a semi-árido. Dos nove elementos analisados (Cu, Pb, Ni, Zn, Sr, Mn, Fe, K e Mg), apenas os três primeiros apresentaram valores abaixo do limite de detecção do aparelho. Os resultados mostraram uma boa correlação entre o potássio e o ferro, e entre manganês e o magnésio, além de uma propensão ao aumento dos teores de ferro e potássio, em direção ao topo do perfil, acompanhado de uma diminuição dos teores de manganês nesse mesmo sentido. Esse comportamento associado ao aumento da fração insolúvel seria indicador de uma mudança vertical de facies com tendências mais continentais (regressão marinha).
Assuntos Rochas sedimentares Pará
Petrologia