Número de Chamada
|
516.32 A553g DIS
|
Autor Principal
|
Andrade, Roberto Carlos Dantas
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Guerra, Renato Borges , orient. Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
Geometria analítica plana: praxeologias matemáticas no ensino médio / Roberto Carlos Dantas Andrade ; orientador, Renato Borges Guerra
|
Publicação
|
2007.
|
Descrição Física
|
121 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2007 Inclui referência bibliográfica e anexos Resumo: O objetivo desta pesquisa é a construção e a aplicação de uma organização didática para a Geometria Analítica Plana, a partir do estudo dos Vetores, no 3° ano do ensino médio, à luz da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo etnográfica na educação, de acordo com Marli André, e foi desenvolvido com um grupo de alunos em um contexto específico que é a preparação para o vestibular. A manipulação de objetos ostensivos para compreensão dos objetos não-ostensivos da Matemática serviu de categorias para análise das praxeologias vivenciadas em sala de aula. Concluímos que os alunos ao manipular as representações de objetos ostensivos resgatam conhecimentos matemáticos de forma articulada e integrada para a ancoragem de novos conhecimentos matemáticos. Observou-se também que a organização didática permite "economia de tempo", no que diz respeito ao estudo destes conteúdos nesta etapa da vida escolar.
|
Assuntos
|
Geometria analítica plana Matemática - Estudo e ensino
|
|